A Influência dos Espíritos nas Doenças e Cura: Perspectivas Espíritas Sobre Saúde.
- editoraletraespiri
- há 9 horas
- 5 min de leitura

José Braga Falcão Neto
Uma frase bem usual, diz: “é preciso perder para dar valor”. Em muitas ocasiões, essa máxima popular se adequa a questão da saúde do corpo físico e/ou mental, pois, não evitamos os excessos dos hábitos não saudáveis, e quando a doença nos bate à porta, temos dificuldades para realizar as adequações impostas pelos tratamentos, em muitos casos dolorosos, mas necessários para alcançar a cura. Somente assim constatamos que a saúde é um bem precioso.
O cuidar preventivo se faz necessário. O problema é não reconhecer que a doença que acomete o nosso corpo, em alguns casos, é provocada por nossos atos equivocados. Preferimos acusar o acaso ou o destino, mas não queremos constatar que nossas atitudes contribuem ou contribuíram para o padecer. Nosso proceder influencia tanto na causa da doença, na permanência desta e sobremaneira na cura.
E os Espíritos, podem influenciar para o surgimento da doença? E para cura? E para a manutenção harmônica da minha saúde integral?
Antes de responder essas indagações, distintas, mas que se entrelaçam em uma unicidade indissociável, imperioso se faz analisar: Quais os conceitos de doença e cura?
A Organização Mundial da Saúde – OMS, define doença nos seguintes termos:
“Em geral, a doença é caracterizada como ausência de saúde, um estado que ao atingir um indivíduo provoca distúrbios das funções físicas e mentais. Pode ser causada por fatores exógenos (externos, do ambiente) ou endógenos (internos, do próprio organismo)” (TODAS AS RESPOSTAS, 2022, on-line).
O conceito de saúde, conforme o entendimento da Organização Mundial da Saúde – OMS: “um estado de completo bem-estar físico, mental e social” (LISTOLOGIA, s.d. on-line).
É de fácil percepção que o conceito de saúde não envolve apenas a falta de doença, é mais do que isso, foca, com ênfase, no bem estar integral do Ser. O físico, o mental e o social devem caminhar em harmonia.
O que podemos entender sobre cura? Quando a doença acometer o Ser, o que fazer para restaurar a saúde? A definição de cura:
“A palavra latina “cura” (cuidado) chegou ao português precisamente como cura. O conceito refere-se ao ato e ao resultado de curar: fazer com que uma pessoa ferida ou doente recupere sua saúde” (CONCEITO, s.d. on-line).
Na definição do termo cura a palavra preponderante, que merece destaque é cuidado, é preciso encontrar a maneira de cuidar de si mesmo, sendo esse cuidado abrangente, a prevenção e o remediar. Tudo começa no pensar, caso se entenda que hábitos saudáveis trarão saúde, é necessário cultivá-los. Se a doença, já se instalou, salutar se faz acreditar que o tratamento irá surtir efeito. No pensar, tudo acontece, inclusive a influência dos Espíritos, para a doença e para a cura. Como cuidar para que a influência para doença não aconteça? E como cuidar para que a influência para a cura prevaleça?
O livro A Gênese, em seu capítulo XIV, item 31, explica a cura da seguinte forma:
31. Como se há visto, o fluido universal é o elemento primitivo do corpo carnal e do períspirito, os quais são simples transformações dele. Pela identidade da sua natureza, esse fluido, condensado no períspirito, pode fornecer princípios reparadores ao corpo; o Espírito, encarnado ou desencarnado, é o agente propulsor que infiltra num corpo deteriorado uma parte da substância do seu envoltório fluídico. A cura se opera mediante a substituição de uma molécula malsã por uma molécula sã. O poder curativo estará, pois, na razão direta da pureza da substância inoculada; mas, depende também da energia da vontade que, quanto maior for, tanto mais abundante emissão fluídica provocará e tanto maior força de penetração dará ao fluido. Depende ainda das intenções daquele que deseje realizar a cura, seja homem ou Espírito. Os fluidos que emanam de uma fonte impura são quais substâncias medicamentosas alteradas. (Grifo nosso) (KARDEC, 2019, p. 262).
Conforme a explicação acima, o elemento primitivo do corpo carnal e do períspirito (corpo que faz o elo entre o Espirito e a matéria), o denominado fluido universal, é o fornecedor dos princípios reparadores, mas não faz o trabalho sozinho. Estando diretamente ligado à vontade, portanto depende do querer do Ser.
Assim podemos afirmar que o sentir, o querer, atrai o fluido universal que possibilita a cura. O inverso é verdadeiro, a doença tem implicações da nossa vontade em nosso corpo, pensamentos negativos, adoecidos, geram a doença.
Esses pensamentos, podem ser criações da própria mente ou sugestões de outros indivíduos. Mentes influenciando mentes. Essas mentes são seres; estando encarnados, são denominados de almas, conforme as lições espíritas, e quando desencarnado, são conhecidos como Espíritos.
As questões 459 e 460 do livro dos Espíritos, são bem claras a esse respeito:
459. Influem os Espíritos em nossos pensamentos e em nossos atos?
“Muito mais do que imaginais. Influem a tal ponto que, de ordinário, são eles que vos dirigem” (KARDEC, 2022, p. 194-195).
460. De par com os pensamentos que nos são próprios, outros haverá que nos sejam sugeridos?
“Vossa alma é um Espírito que pensa. Não ignorais que, frequentemente, muitos pensamentos vos acodem a um tempo sobre o mesmo assunto e, não raro, contrários uns aos outros. Pois bem! No conjunto deles, estão sempre de mistura os vossos com os nossos. Daí a incerteza em que vos vedes, é que tendes em vós duas ideias a se combaterem” (KARDEC, 2022, p. 195).
Assim, o encarnado pode influenciar o desencarnado, e o inverso, também é possível. Enfim, essas influências voltadas para o negativo, contribuem e podem gerar a doença; quando canalizadas para o bem, proporcionam a cura. A minha saúde integral, depende da forma como cuido do meu pensar.
Questão 467 do livro dos Espíritos, informa que podemos nos desvencilhar das influencias ruim, por nossa firme vontade do pensar.
467. Pode o homem eximir-se da influência dos Espíritos que procuram arrastá-lo ao mal?
“Pode, visto que tais Espíritos só se apegam aos que, pelos seus desejos, os chamam, ou aos que, pelos seus pensamentos, os atraem” (KARDEC, 2022, p. 196).
Pensar saudável é preciso.
Referências:
TODAS AS RESPOSTAS. O que é a saúde? Disponível em: https://todasasrespostas.pt/o-que-e-saude-e-doenca-segundo-a-oms. Acesso em:24/09/2024.
LISTOLOGIA. O conceito de saúde segundo a OMS: Definições e implicações. Disponível em: https://listologia.com/o-conceito-de-saude-oms/. Acesso em: 24/09/2024
CONCEITO. Conceito de cura. Disponível em: https://conceito.de/cura. Acesso em: 24/09/2024.
KARDEC, Allan. A Gênese. Brasília: Editora FEB. 2019.
KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos, tradução de Guillon Ribeiro. Campos dos Goytacazes/RJ: Editora Letra Espírita. 2022.
Conheça o Clube do Livro Letra Espírita, acesse www.letraespirita.com.br e receba em sua casa os nossos lançamentos. Ajude a manter o GEYAP – Grupo Espírita Yvonne do Amaral Pereira.
Comentários