Conheça as Cinco Obras Fundamentais da Doutrina
- editoraletraespiri
- há 3 dias
- 4 min de leitura
Atualizado: há 30 minutos

Alan Lira
Em busca da compreensão dos princípios do Espiritismo, é imprescindível ter contato com as obras do Codificador dessa Doutrina, Allan Kardec, que iniciou suas observações a partir dos fenômenos das mesas girantes, fenômeno que consistia em observar objetos materiais se moverem. Em busca de explicações àquele fenômeno, se haveria fraudes ou então se verificaria a veracidade dos fatos, métodos foram sendo elaborados, perguntas foram sendo realizadas e as manifestações físicas, através de pancadas, foram estabelecendo respostas, e mais adiante através da escrita onde lápis presos à pequenas cestas se manifestavam em papéis, elucidando que ali eram ações de Espíritos que não estavam mais presos à matéria corporal.
Tais manifestações foram observadas por Kardec, que entendeu que só poderia acontecer sob a influência de pessoas específicas, os médiuns, capazes de manterem uma comunicação entre os Espíritos e os homens.
Desta forma, Kardec começa a sistematização das comunicações com questionamentos, reunindo filósofos, cientistas, matemáticos, a fim de que pudesse ser produzido um material que buscasse compreender a relação do mundo material e Espiritual, bem como compreender o papel do ser humano no processo evolutivo. Essa organização resultou no que consideramos o Pentateuco Espírita, conjunto de cinco obras fundamentais que sistematizam os ensinos espirituais que ainda orientam o Movimento Espírita.
O primeiro livro desse pentateuco, lançado em 18 de abril de 1957, marca o início do Espiritismo. Composto de 1.019 perguntas, O Livro dos Espíritos trata sobre: a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da humanidade — segundo os ensinos dados por Espíritos superiores com o concurso de diversos médiuns — recebidos e coordenados por Allan Kardec (KARDEC, 2022, p. 09).
A longa e laboriosa obra está dividida em quatro partes:
1. Das causas primárias – abordando Deus, a criação e os elementos universais.
2. Do Mundo Espírita ou Mundo dos Espíritos – trata da Vida Espiritual, das classes e hierarquias dos Espíritos e de sua influência no mundo corporal.
3. Das Leis Morais – apresenta princípios éticos e morais, pautados no amor, justiça e caridade.
4. Das esperanças e consolações – pondera sobre penas, recompensas e o futuro da Humanidade.
Neste livro, Kardec afirma que “a Doutrina Espírita ou o Espiritismo tem por princípio as relações do mundo material com os Espíritos ou seres do mundo invisível” (KARDEC, 2022, p. 15), fazendo-nos compreender os princípios basilares do ensinamento Espírita.
Quatro anos após, Allan Kardec lança O Livro dos Médiuns (ou o guia dos médiuns e evocadores), que contém:
Ensino especial dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os meios de comunicação com o Mundo Invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as dificuldades e os tropeços que se podem encontrar na prática do Espiritismo, constituindo o seguimento de O Livro dos Espíritos (KARDEC, 2023, p. 03).

Direcionada tanto aos médiuns quanto aos estudiosos e dirigentes de reuniões mediúnicas, a referida obra é tida como um manual imperioso para o bom entendimento e prática da mediunidade, onde destaca-se também a necessidade de seriedade, disciplina e responsabilidade, evitando o charlatanismo e o uso da mediunidade com frivolidade.
O terceiro livro que compõe o Pentateuco Espírita, O Evangelho Segundo o Espiritismo, lançado em 1864, carrega consigo os preceitos morais dos ensinamentos de Jesus, explicado à luz da ótica Espírita. As passagens evangélicas presentes possuem comentários e instruções dos Espíritos desencarnados. Valorosas mensagens pautadas no amor, caridade, humildade, perdão e fé, propõem um cristianismo renovado, fundamentado na moralidade e Espiritualidade de Jesus.
No ano seguinte, em 1865, é lançado o livro O Céu e o Inferno (ou a justiça divina segundo o Espiritismo). Sinteticamente falando, é vivenciado o:
Exame comparado das Doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida Espiritual, sobre as penalidades e recompensas futuras, sobre os anjos e demônios, sobre as penas etc., seguido de numerosos exemplos acerca da situação real da alma durante e depois da morte (KARDEC, 2025, p. 03)
As ideias tradicionais de crenças religiosas, tais como a concepção de Céu e inferno, Anjos e Demônios, ou das penas eternas e juízo final, são refutadas. Kardec concebe o ideal de Justiça Divina baseada na misericórdia e no constante progresso espiritual. Em outra parte do livro, relatos de Espíritos desencarnados, classificados como felizes, medianos, sofredores, endurecidos e suicidas, mostram as consequências de suas escolhas, convidando-nos a refletir como nossas ações e pensamentos fomentam as consequências de nossas escolhas em vida.
Completando o pentateuco, no livro A Gênese, os milagres e as predições segundo o Espiritismo, lançado em 1868, é discutida a origem do Universo, do planeta Terra, da Humanidade e da alma. A fim de consolidar o Espiritismo como uma Doutrina que busca a verdade por meio da fé raciocinada, o livro sintetiza ciência, filosofia e religião. Apesar do título sugerir ser esse livro a obra primeira a ser lançada, houve cautela por parte de Allan Kardec, para que os materiais que compõem a obra não fossem precipitadamente publicados.
É natural que não disporíamos de elucidações mais complexas acerca de cada obra basilar do Espiritismo, que são os livros do Pentateuco Espírita. Nosso intento é apresentar as diretrizes necessárias para que possa ser iniciado o estudo da Doutrina Espírita, além de demonstrar a importância de Allan Kardec por seu diálogo entre ciência, filosofia e religião, bem como sua perseverança no desenvolvimento no ideal espírita.
============
Referências:
1 – KARDEC, Allan. A Gênese. Tradução de Guillon Ribeiro. 53 ed. 8. Imp. Brasília: Brasília: FEB, 2019.
2 – KARDEC, Allan. O Céu e o inferno. Tradução de Guillon Ribeiro. Campo dos Goytacazes: Letra Espírita, 2025.
3 – KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Tradução de Guillon Ribeiro. Campo dos Goytacazes: Letra Espírita, 2023
4 – KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Tradução de Guillon Ribeiro. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Editora Letra Espírita, 2022.
5 – KARDEC, Allan. O Livro dos Médiuns. Tradução de Guillon Ribeiro. Campo dos Goytacazes: Letra Espírita, 2023.

Conheça o Clube do Livro Letra Espírita, acesse www.letraespirita.com.br e receba em sua casa os nossos lançamentos. Ajude a manter o GEYAP – Grupo Espírita Yvonne do Amaral Pereira.
Comentários