top of page
Tópicos

Cleptomania na Visão Espírita


Fernanda Oliveira


Segundo o dicionário online, cleptomania é impulso anormal ou tendência incontrolável que leva alguém a roubar, não se importando com o valor da coisa roubada, chegando a roubar coisas sem valor algum (Dicionário Online de Português, s.d, on-line). O indivíduo com este transtorno sente uma necessidade incontrolável de subtrair o objeto de terceiros, mesmo que possua condições financeiras para obter licitamente aquele objeto. É um transtorno de impulso, a pessoa sente uma adrenalina no momento da realização do ato. Após a adrenalina a pessoa frequentemente sente medo de ser apanhada e pode se sentir culpada e até mesmo deprimida.


Geralmente os indivíduos que apresentam a cleptomania apresentam mais de um transtorno mental e/ou emocional como transtorno de humor e ansiedade – e pode ser desencadeado por carência de afeto, depressão, angústia, obsessão, alívio e conforto emocional. Esse transtorno acomete de 0,3 a 0,6 % da população geral, sendo mais prevalente em mulheres. De difícil diagnóstico, pois, o ser tem dificuldade de relatar e procurar auxílio com medo de punições ou de ser preso.


As heranças do passado próximo ou remoto dão lugar aos transtornos psicóticos e neurológicos; são múltiplas as manifestações de desequilíbrio mental e emocional cujas causas estão nos pensamentos, palavras e atos que constituem a existência. Refletem no perispírito e registram-se no corpo físico em encarnações posteriores. As enfermidades mentais são efeitos e não causas. Segundo Kardec: “As doenças fazem parte das provas e das vicissitudes da vida terrena; são inerentes à grosseria da nossa natureza material e à inferioridade do mundo que habitamos” (Kardec, 2010,p. 538)


Podemos entender uma doença como uma alteração no estado normal de saúde, que pode ocorrer no organismo, em algum órgão ou no estado mental e psicológico. Além de saúde ser ausência de doença, concebe-a como o estado de completo bem-estar físico, mental e social. Não se pode pensar em uma vida digna e plena sem ter saúde (Oliveira, 2016, p. 11).



A doença não é uma punição, é sim um recurso de aprendizado. Certos acontecimentos e doenças são permitidas para estimular o espírito a cumprir com a sua jornada evolutiva (Schubert, 2019, p. 130). Onde colocamos os nossos pensamentos e sentimentos, desenvolvemos a nossa vida, pois vivemos dos valores que cultivamos.


Os transtornos psicológicos são efeito das escolhas praticadas em outras existências – só existem consequências quando ocorrem ações anteriores, é do íntimo do ser que são gerados esses comportamentos. Segundo as leis naturais de Deus que nos orientam e estão escritas em nossa consciência; todas as nossas ações produzem reações que podem ser positivas ou negativas. Tudo vai depender da sintonia e afinidade dos pensamentos – conforme a Lei da Afinidade- débito/ crédito – já que cada Espírito é autor de suas conquistas e infortúnio, conquistando admiração ou desconsideração ( Franco, 2018, p. 30).


Cada um de nós constrói em seu íntimo a sua atmosfera moral, trazendo de bagagem de suas múltiplas existências todas as necessidades evolutivas que se expressam como saúde ou enfermidade. A influência dos nossos pensamentos é de grande significação para a nossa saúde. Todo mal por nós praticado expressa de algum modo, lesão em nossa consciência e toda lesão determina distúrbio ou mutilação no organismo que exterioriza o modo de ser.


Não é um castigo, mas uma consequência natural das escolhas pessoais do Espírito, com o objetivo de corrigir na vida física o que deixamos de corrigir no Espírito, funcionando como uma reabilitação moral do Espírito (Carvalho, 2020, p. 163).


O indivíduo buscando se curar deve procurar tratamento psicológico e psiquiátrico, procurando manter o equilíbrio com orações em sintonia com uma conduta saudável dos pensamentos e conversas edificantes, procurando treinar a mente para o aprendizado do bem. A atitude mental é que faz a diferença (Schubert, 2019, p. 170).


A reeducação íntima harmoniza a mente e a prática do bem fortalece o indivíduo, a consciência pode contribuir pelo poder de escolha na educação ou reeducação de si próprio, selecionando os recursos capazes de favorecer o seu aperfeiçoamento moral e espiritual.


A cura é a restauração biológica que reorienta o espírito, é como perder o caminho, a direção e depois retornar para a rota. Dentro de cada um está a sua cura para todos os males. Não existe mudança nos efeitos se não mudarmos as causas.


Vamos caminhar buscando o nosso equilíbrio, cultivando pensamentos elevados e positivos e praticando o bem com muitas energias positivas.


“Evoluir é saber escolher" (Dr. Sérgio Felipe de Oliveira).


============

Referências:


Dicionário Online de Português. Significado de Cleptomania. Disponível em https://dicio.com.br. Acesso em novembro de 2021.


Kardec, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 74 edição. 2018. Editora Boa Nova. Catanduva-SP.


Carvalho, Evelyn Freire. A Imortalidade da Alma.1 edição. 2020. Editora Letra Espírita. Campos dos Goytacazes-RJ.


Carvalho, Evelyn Freire. A Morada dos Espíritos e suas leis. 1 edição. 2020. Editora Letra Espírita. Campos dos Goytacazes-RJ.


Schubert, Suely. Transtornos Mentais. 1 edição Premium, 2 tiragem. 2019. Editora InterVidas. Catanduva-SP.


Franco, Divaldo - pelo espírito Manoel Philomeno de Miranda. Transtornos Psiquiátricos e Obsessivos. Ebook do Kindle.2015. Editor a Leal. Salvador-BA.


Oliveira, Fernanda Guimarães Santa Rita. Judicialização da Saúde – A mediação como uma alternativa - Monografia do Curso de pós-graduação Lato Sensu em Estado e Direito- Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro- AMPERJ; Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro- IUPERJ; Instituto Superior do Ministério Público – ISMP ; Universidade Cândido Mendes – UCAM. 2016. Niterói-RJ.


=========

Acesse nosso site www.letraespirita.com.br e veja as novidades do Clube. Associe-se para receber livros espíritas em casa!




1.320 visualizações

Opmerkingen


Postagens Recentes
Postagens Populares
Siga-nos
  • Logo para Site
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram Social Icon
Procure por  palavras chaves
bottom of page