top of page
Tópicos

Como ocorre o processo de cura espiritual?


Aryanne Karine


De acordo com o Espiritismo, as enfermidades podem ter causas diversas, incluindo fatores físicos, psicológicos e espirituais. Para entender como ocorre o processo de cura espiritual, é inevitável que viajeis um pouco na compreensão de como as enfermidades são causadas e qual sua relação com o Mundo Espiritual.


De início é importante lembrarmos que somos seres espirituais, vivendo uma experiência na matéria, e não o oposto. Nossa natureza e verdadeiro lar consiste no Plano Espiritual. Aqui ocupamos envoltórios corpóreos que não passam de vírgulas, comparado as experiências eternas de encarnações neste Planeta e em diversos mundos diferentes. Tendo relembrado este fato, e entendendo que o que somos não é nosso corpo e sim nosso Espírito, que além de eterno, conta ainda com um dos mais extraordinários presentes de nosso criador, o livre-arbítrio.


Nosso poder de escolha perante as circunstâncias das quais estamos vivendo hoje e já vivemos em nosso passado, é o que nos coloca em necessidade de passar por determinada enfermidade. Em O Livro dos Espíritos, ao explicar para nós sobre as dores e sofrimentos, Kardec menciona um estudo feito, com bases no interrogatório de milhares de Espíritos pertencentes a todas as classes e posições sociais e que foram estudados desde o seu desencarne, tendo sido observados em cada passo. Para entender seus progressos Kardec conclui sua pesquisa nos dizendo que “notamos sempre que os sofrimentos guardavam relação com o proceder que eles tiveram e cujas consequências experimentavam [...]. Deduz-se, daí que, aos que sofrem, isso acontece porque o quiseram; que, portanto, só de si mesmos se devem queixar, quer no outro mundo, quer neste” (KARDEC, 2022, p. 139).


Somos nós, então, os verdadeiros responsáveis pelas enfermidades que nos acometem, sendo elas, fruto de nossos excessos, das nossas ambições e nossas paixões. Enquanto encarnados, nosso ponto de referência para uma boa saúde como seres humanos é baseado em como está nossa saúde física e emocional, porém como Espíritos, a referência para os males que carregamos em nosso perispírito após desencarne é no aperfeiçoamento moral. Isso porque, quanto mais aperfeiçoado o Espírito for, menos escolhas carnais que possam deteriorar a saúde de nosso corpo teremos.


Não somente nosso corpo físico, como também nosso corpo astral adoece, afinal, se não fossemos ainda tão imaturos na escada da evolução, onde a grande maioria ainda se baseia em escolhas carnais, não haveria a necessidade de tantos hospitais para auxiliar na cura dos Espíritos que retornam ao Plano Astral com suas enfermidades colecionadas dessa experiência.

No clássico Memórias de um Suicida, de Yvonne do Amaral Pereira, ao acordar do repouso no Hospital Maria de Nazaré, Camilo, um Espírito suicida que nesta obra nos presenteia com aprendizados incríveis de como funciona o Plano Espiritual, menciona: “(...)apesar da hospitalização e do sono reconfortador, as dores físicas oriundas do ferimento que fizéramos continuavam suplicando nossa sensibilidade, como a lembrarem nosso estado irremediável de réprobos” (BOTELHO, 2017, p. 58).


Entendendo então, a nossa responsabilidade em um possível estado de enfermidade, podemos seguir para a pergunta cerne desse artigo, como ocorre o processo de cura espiritual? Para conseguir explicar esse fato, que apesar de intrigante, não é novo em nosso imaginário humano, tendo em vista que a própria história de Jesus é repleta de curas, irei referenciar obras espíritas que nos expliquem esse processo com base em estudos feitos sobre o tema.


Em O Livro dos Médiuns, Allan Kardec explica sobre mediunidade de cura, e aqui é o primeiro ponto da busca por esta resposta. Uma das mais conhecidas formas de cura é através do passe. Popular e normalmente realizada em toda casa espírita, o passe consiste em um ou mais médiuns, sendo assistidos por um ou mais Espíritos Benfeitores, que através do magnetismo, o seja, da utilização de fluidos cósmicos, que dá vida a tudo que existe, conseguem levar amparo e cura para enfermidades.


Porém, além do passe, Kardec nos explica que a mediunidade curadora “consiste principalmente no dom que possuem certas pessoas de curar pelo simples toque, pelo olhar, mesmo por um gesto, sem o concurso de qualquer medicação” (KARDEC, 2023, P. 151). Ou seja, nem só através da imposição de mão, nem só dentro de um centro espírita pode ocorrer um processo de cura espiritual.


O primeiro ponto necessário para auxiliarmos na cura da enfermidade de alguém, é entender que todo nosso pensamento emana uma energia, sendo assim, independente de possuir, ou ter educada a nossa mediunidade de cura, se possuirmos fé, podemos auxiliar nas dores que pessoas próximas estejam enfrentando. Isso por que, ao emanarmos energia de cura através do fluido cósmico universal pelo nosso pensamento, essa energia é recebida pelo enfermo e pode, ou não ser fonte de remédio necessário para a cura.


Nossa próxima parada para compreender sobre este processo é no livro O fotógrafo dos Espíritos, onde o autor Nedyr Menders explica porque não são todos os casos que obtém a cura, ainda que tenhamos muita fé e ainda que um médium de cura trate o paciente. No livro ele menciona que:


Casos ocorreram de não encontrar a cura esperada, mas sempre existiu a palavra esclarecedora e consoladora. (…) Afirmamos que mesmo os que morreram se curaram, pois devemos entender que cura não é somente o ato imediato de debelar uma doença, mas também o que ocorre quando compreendemos o sentido da vida e os motivos das nossas dores. Não apenas o imediatismo da materialidade, mas, principalmente, o alcance que obtemos ao entender a espiritualidade e a razão pela qual somos levados a ter determinadas doenças” (ROCHA, 2011, p. 91).


Voltando a O Livro dos Médiuns, no item 175, Kardec e a espiritualidade explicam para nós, que um processo de cura pode ocorrer com a magnetização de um médium, mas que pode ser muito potencializada, caso seja o médium o instrumento da espiritualidade benfeitora, potencializando ainda mais o resultado (KARDEC, 2023, p. 151).


Kardec, também pergunta aos Espíritos se existem pessoas capazes de curar somente pelo toque físico e com a afirmativa, os Espíritos dizem que “essas pessoas são verdadeiros médiuns, pois que atuam sob a influência dos Espíritos” (KARDEC, 2023, p. 152). Inclusive, compreendendo a fundo essa questão, podemos inclusive entender que, somos rotineiramente influenciados por Espíritos em nossos pensamentos, sejamos conscientes disto ou não.


Essa influência vai depender muito do tipo de Espírito que atraímos através de nossa vibração e de nossos pensamentos, precisando inclusive, compreender e vigiar sempre que tipo de conexão com o Plano Espiritual estamos tendo. Pois ainda que tenhamos fé, ou ainda que um médium de cura tenha a verdadeira e real intenção de curar, se estivermos com o pensamento conectado em Espíritos inferiores, não só não conseguiremos o objetivo de auxiliar nossos irmãos, como podemos piorar ainda mais a situação.


A maior chave para ambas questões, tanto da nossa conexão com os Espíritos de luz, como para a cura de uma enfermidade, está a disposição a cada um de nós a todo momento, a prece. Nossos Benfeitores e Mentores estão sempre ansiosos para auxiliar na nossa jornada, seja através de cura, ou através de boas intuições, ao orar pedindo auxilio eles sempre estarão aptos a nos ajudar, tanto nos momentos enfermos físicos ou emocionais. Está em nossas mãos acessar, basta que façamos a nossa parte.


===========

Referências


1 KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos, tradução de Guillon Ribeiro. Campos dos Goytacazes/RJ: Editora Letra Espírita. 2022.


2 BOTELHO, Camilo Cândido (espírito). Memórias de um Suicida / pelo espírito Camilo Cândido Botelho; [psicografado por Yvonne A. Pereira] - 27 Edi - 7. Imp - Brasília: FEB, 2017.


3 KARDEC, Allan. O Livro dos Médiuns, tradução de Guillon Ribeiro. Campos dos Goytacazes/RJ: Editora Letra Espírita. 2023.


4 ROCHA, Nedyr Mendes da, O Fotógrafo dos Espíritos / Nedyr Mender da Rocha - 2 edi. Capivari, SP: Editora EME, 2011.

786 visualizações

コメント


Postagens Recentes
Postagens Populares
Siga-nos
  • Logo para Site
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram Social Icon
Procure por  palavras chaves
bottom of page