top of page
Tópicos

Conheça o Projeto de Rap Espírita "Plenitude Racional"



Olá leitores do Letra Espírita, tudo bem? Meu nome é Stephanie Vieira, sou natural de Guarapari/ES e sou atuante no Movimento Jovem aqui da cidade. Atualmente frequento o Grupo Espírita Bezerra de Menezes e, junto com alguns amigos espíritas, tive a ideia de criar um grupo de Rap Espírita. Vou explicar um pouquinho mais para vocês sobre como o projeto teve início. Vamos lá?

A ideia para criar este projeto que se chama “Plenitude Racional”, que aliás acabou de divulgar a primeira música intitulada Regeneração Rimada, surgiu alguns dias após a realização do 38º EMEES (Encontro de Mocidades Espíritas do Espírito Santo), evento ocorrido em Cachoeiro do Itapemirim/ES, entre os dias 09 a 12 de fevereiro de 2018 e que reuniu aproximadamente 600 jovens espíritas.

Na última noite de confraternização no EMEES, eu e alguns dos outros jovens confraternistas nos reunimos para realizar uma roda de “freestyle” (estilo livre), que consiste em alguém fazer um “beat” (base, uma batida com instrumental) e as pessoas ao redor ficam livres para rimar. No nosso caso o objetivo era rimar com a temática espírita. A partir daí, foi possível que alguns dos membros se conhecessem pelo gosto em comum pelo rap e trocassem contato para manterem uma amizade após o término do evento.

Após alguns dias do término do Encontro, conversando com um dos outros jovens que conheci, foi me enviado um beat que o mesmo tinha acabado de fazer sem compromisso. Nisso, comecei a escrever algumas coisas com temática espírita e gravei por cima do beat, para ver como ficava.

Enviei para um dos nossos coordenadores de mocidade, que é conhecido por curtir muito rap, e ele ficou bastante empolgado, continuando então na criação da letra, porque a temática era pertinente. Segundo ele, isso abriu portas para ele escrever sobre o assunto.

Após estes acontecimentos, foi só ligar os pontos: criei um grupo no WhatsApp e comentei com os dois: “Vamos criar um grupo de rap espírita!”.


Já que não existem muitas músicas com o formato rap dentro do Movimento Espírita e sabemos que existem muitas pessoas que curtem esse estilo musical, acreditamos que poderíamos criar algo para essas pessoas, ou até mesmo introduzir novas pessoas a esse estilo musical tão incrível, que valoriza tanto o texto e a mensagem.

Nosso objetivo, como expus acima, é criar letras embasadas na Doutrina Espírita, levando a reflexão do interlocutor com relação a temas atuais. Acreditamos que fazer essa ligação seja essencial!

Ademais, consideramos muito importante qualquer tipo de apoio para que esse tipo de projeto persista, seja curtindo e compartilhando os vídeos nas redes sociais, no comentário construtivo tanto online, quanto na vida off-line, enfim, todo apoio e divulgação fortifica, e muito, o projeto, pois acreditamos que somente unidos iremos conseguir levar adianta a ideia.

Reconhecemos que ainda somos amadores e buscamos a evolução a cada dia, seja na parte da divulgação, quanto na parte técnica (que consiste na gravação e edição, e também nas letras), mas não vamos desistir, pois o feedback até agora foi muito motivacional, portanto, podem confiar que ainda virão muitas novas músicas com novas temáticas por aí. Contamos com vocês para levarmos a frente a ideia de Plenitude Racional! 😉

100 visualizações
Postagens Recentes
Postagens Populares
Siga-nos
  • Logo para Site
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram Social Icon
Procure por  palavras chaves
bottom of page