top of page
Tópicos

Domando o Medo: Síndrome do Pânico na Visão do Espiritismo


Ludmila de Almeida Rosa


Na era em que vivemos, tudo serve de gatilho mental para sairmos do eixo, do centro, seja um sentimento, uma emoção ou um pensamento menos evoluídos. Sabe-se que há muito a se estudar sobre a mente humana, mas uma coisa é possível dizer, os mistérios são muitos e a Doutrina Espírita, codificada por Allan Kardec, vem trazer essa luz acerca dos efeitos que acontecem quando as aberturas são dadas para que energias intrusas penetrem a psique do ser humano.

 

Tudo vem para ensinar, mas muitos preferem fechar os olhos diante dos sintomas, diante das sensações, fechando-se assim para o invisível. Há muito é preciso olhar o ser humano como um todo, isto é, a nível físico, mental, espiritual e emocional, para entender o que o aflige antes de ter como paliativo o instinto medicamentoso.

 

O que é a Síndrome do Pânico?

“A síndrome do pânico é caracterizada pela ocorrência repentina e inesperada de crises de ansiedade. Essas crises, que normalmente atingem sua intensidade máxima em cerca de 10 minutos, são marcadas por medo e desespero e também podem apresentar sintomas físicos. Normalmente, a pessoa que sofre com a síndrome do pânico experimenta uma sensação de que vai morrer ou perder o controle sobre si mesma e enlouquecer. É mais comum que o transtorno se manifeste pela primeira vez durante a adolescência ou início da vida adulta, mas as crises podem ocorrer em qualquer idade e se repetir a qualquer momento” (VIVER BEM – UNIMED BH, 2022).

 

Para a Medicina, a síndrome do pânico é associada a estresse, gatilhos mentais e traumas sofridos, e o tratamento terapêutico é indicado para que seja possível voltar à rotina e resgatar a autoconfiança.

 

Mas, e quando o tratamento não surte efeito, é o ser humano que não se dedicou?

 

Para a Doutrina Espírita, os desequilíbrios mentais vão muito além do tratamento psiquiátrico, há que se aprofundar também na espiritualidade, essa que difere de religião, sendo ela que nos conecta com Deus e faz com que as peças se encaixem no nosso interior, pois, a partir do momento que nos abrimos para entender sobre as questões humanas além da matéria, tudo começa a fazer sentido.

 

Antigamente, quem via Espíritos e falava “coisas desconexas” era taxado de louco, muitos eram internados em clínicas psiquiátricas para tratamento pesado. Hoje, muito foi compreendido e trouxe novas possibilidades.

 

Em O Livro dos Espíritos, sobre a influência dos Espíritos em nossos pensamentos e atos, a questão 459 nos explica que podem nos influenciar “muito mais do que imaginais. Influem a tal ponto que, de ordinário, são eles que vos dirigem.” (KARDEC, 2022, p. 194-195)

 

Por isso, é importante tratar o todo e não somente a causa. Falemos sobre a mediunidade descontrolada, não estudada. André Luiz, no livro Nos Domínios da Mediunidade deixa uma passagem clara sobre isso, dizendo que é preciso entender de onde vêm os sentimentos e emoções para que, ao surgir uma crise, saiba que não faz parte do que você sente, mas sim do que foi captado pelo caminho.


A vida corpórea é a síntese das irradiações da alma. Não há órgãos em harmonia sem pensamentos equilibrados, como não há ordem sem inteligência.” (LUIZ, 2010, p.90)

 

Em O Livro dos Médiuns encontram-se informações preciosas acerca de trabalhar a mediunidade com Jesus, pois é através dos ensinamentos existentes nas obras de Allan Kardec, que compreenderemos e trilharemos o caminho do bem e do amor, entendendo os princípios verdadeiros da caridade.

 

“Assim, pois, médiuns! Aproveitai dessa faculdade que Deus houve por bem con­ceder-vos. Tende fé na mansuetude do nosso Mestre; ponde sempre em prática a ca­ridade; não vos canseis jamais de exercitar essa virtude sublime, assim como a tole­rância. Estejam sempre as vossas ações de harmonia com a vossa consciência e tereis nisso um meio certo de centuplicardes a vossa felicidade nessa vida passageira e de preparardes para vós mesmos uma existência mil vezes ainda mais suave.” (KARDEC, 2023, p.324)

 

Pensemos em como o indivíduo permitiu que os sentimentos e emoções o fizessem adoecer. Seria falta de cuidado, fraqueza ou culpa dos Espíritos que se aproveitaram desse momento e intensificaram suas dores?

 

Obsessão é coisa séria e merece ser olhada além da física, além da ciência. Que saibamos encontrar o nosso centro e nos conectarmos com o Divino que há em nós a fim de curarmo-nos de todas as mazelas que afligem o ser humano.

 

==========

Referências

LUIZ, André (Espírito). Nos Domínios da Mediunidade/ ditado pelo Espírito André Luiz; [psicografado por] Francisco Cândido Xavier. - 4 ª reimpressão – Rio de Janeiro: Federação Espírita Brasileira, 2010.

 

KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos: filosofia espiritualista / recebidos e coordenados por Allan Kardec; – [tradução Guillon Ribeiro] – 1ª edição dez. 2022 – Campos dos Goytacazes-RJ: Editora Letra Espírita.

 

KARDEC, Allan. O Livro dos Médiuns / Allan Kardec; – [tradução Guillon Ribeiro] – 1ª edição – Campos dos Goytacazes-RJ: Letra Espírita, 2023

 

VIVER BEM – UNIMED BH. Síndrome do pânico: o que é, causas e tratamentos. Atualizado em 18.10.2022. Disponível em: https://viverbem.unimedbh.com.br/prevencao-e-controle/sindrome-do-panico/. Acesso em: 14 abr. 2024.


Conheça o Clube do Livro Letra Espírita, acesse www.letraespirita.com.br e receba em sua casa os nossos lançamentos. Ajude a manter o GEYAP – Grupo Espírita Yvonne do Amaral Pereira


56 visualizações

Comments


Postagens Recentes
Postagens Populares
Siga-nos
  • Logo para Site
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram Social Icon
Procure por  palavras chaves
bottom of page