top of page
Tópicos

Educação



Fernanda Oliveira


“Uma sociedade depravada certamente precisa de leis severas.Infelizmente, essas leis mais se destinam a punir o mal depois de feito, do que a lhe secar a fonte. Só a educação poderá reformar os homens, que então não precisarão mais de leis tão rigorosas.” ( O Livro dos Espíritos, questão 796)

Segundo Paulo Freire a educação pode ser compreendida como um processo de humanização do ser.

O grande educador espírita Eurípedes Barsanulfo , portador de imenso amor pela humanidade, médium exemplar e cidadão extremamente atuante na sociedade em que viveu elucida que “ A educação é luz que se acende na intimidade da alma, permitindo-lhe o desabrochar para a Vida plena, no seio eterno do Criador e Pai.”

A Doutrina Espírita tem por objetivo a educação do espírito, a educação é a sua essência e tem por finalidade promover a evolução da humanidade.

Em tempos de modificações planetárias; passaremos de mundo de provas e expiações para o mundo de regeneração verificamos que somente a educação poderá reformar e auxiliar os homens.

Conforme esclarece Raul Teixeira no livro Vidas e Valores : “ Ninguém pode imaginar que uma sociedade se construa e se mantenha em boas bases, longe dos princípios educacionais.” ; reforça ainda que “Educar é arte de moldar ou de formar os caracteres.” e completa com : “ Jamais teremos uma sociedade bem posta, jamais encontraremos uma sociedade bem estruturada, bem ordenada sociopolítico-economicamente , longe das bases da educação.”

A mensagem do Evangelho de Jesus é eminentemente pedagógica e objetiva o progresso da humanidade pela luz da verdade. A aplicação da pedagogia Espírita, a pedagogia do amor, da responsabilidade, deverá ser a grande contribuição para o alvorecer de uma nova era.

Allan Kardec, em O Livro dos Espíritos nos ensina que a educação consiste “ na arte de formar os caracteres, à que incute hábitos, porquanto a educação é o conjunto dos hábitos adquiridos”, e intensifica esta reflexão afirmando : “ A educação, se for bem compreendida, será a chave do progresso moral, quando se conhecer a arte de manejar os caracteres como se conhece a de manejar as inteligências, poder-se-á endireitá-los, da mesma maneira como se endireitam as plantas novas.”

Sem educação continuaremos a ter paginas de nossa historia manchadas por assassinatos, suicídios, discriminação, preconceitos, exclusão social.Somente a educação pode prevenir as mazelas humanas de forma segura.

Educação é instrumento de aprimoramento, emancipação e de autonomia do individuo.O conhecimento enobrece o ser. A inteligência distingue o homem do animal. Quem acha que sabe tudo não aprende nada novo.Quanto mais admitimos não saber, mais criamos oportunidades de aprender.

Todo conhecimento iluminado pelas pesquisas de Allan Kardec convergem para uma proposta pedagógica de evolução.

A educação intelectual conciliada com a educação moral é capaz de transformar o mundo em um lugar melhor, enriquecendo o espírito com reflexão, estudo, pesquisa, informação e uma formação ético moral necessária para o crescimento evolutivo do ser.

Vamos caminhando tendo a educação como a chave do progresso e de muitas energias positivas em nossas vidas.

=====

Conheça nosso Clube do Livro Letra Espirita e associe-se: www.letraespirita.com.br


900 visualizações
Postagens Recentes
Postagens Populares
Siga-nos
  • Logo para Site
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram Social Icon
Procure por  palavras chaves
bottom of page