top of page
Tópicos

Estado de Coma na Visão Espírita


Rafaela Paes

O estado de como é conceituado como aquele estado de consciência no qual uma pessoa não pode ser despertada e pode ser ocasionado por perturbações graves do funcionamento cerebral advindas de traumas crânio-encefálicos, acidentes vasculares cerebrais, tumores, distúrbio dos metabolismo, envenenamento ou asfixias.


Espiritualmente falando, o estudioso espírita André Marouço diz que o Espírito de quem se encontra em coma não para de evoluir, haja vista que, enquanto nesse estado, seu Espírito se liberta das amarras impostas pelo corpo físico. Para o estudioso, “o fato é que tudo tem uma razão de ser. Esse percurso é de cura. Sempre que há uma doença, a doutrina dos espíritos nos mostra que existe o processo de elevação da alma. Tudo se resolve no tempo devido”.


Fisicamente falando, o estado de coma muito se assemelha ao sono, e como nos foi ensinado pela Espiritualidade em O Livro dos Espíritos, durante o sono a alma se liberta do corpo, estando ligada a ele pelo cordão fluídico ou energético, o que perdura até que o corpo material tenha vida orgânica.


De acordo com artigo da TV Mundo Maior:


“O Espiritismo nos esclarece que depende do grau evolutivo de cada um, para saber aonde o espírito fica durante o Coma. Se a pessoa for muito apegada ao mundo material, ao seu corpo, aos seus bens, e que não se conforma com a situação que está vivenciando, o espírito fica junto do corpo ou aprisionado a ele, não se afastando até que permita que Benfeitores Espirituais o ajudem. Se for um espírito com mais entendimento e/ou mais elevado, enquanto é tratado, ele pode se deslocar pelas dimensões espirituais, visitando lugares e espíritos afins, muitos aproveitam tal liberdade para aprender. Mas, em qualquer das situações, o Plano Espiritual sempre estende seus esforços na tentativa de auxílio; e para que tenha maiores condições ao trabalho dos benfeitores espirituais, tanto para o enfermo como para os familiares e médicos, é necessário e de extrema importância o uso da prece, manter o equilíbrio, palavras sinceras e fraternas, transmissão de paz, manter conversas edificantes”


Além disso, o mesmo artigo ensina que muitos pacientes em estado de coma podem ouvir o que médicos, amigos e familiares conversam perto dele e com ele, mas a ele não cabe a possibilidade de responder. Ocorrem, também, casos em que a Espiritualidade superior permita que os Espíritos em estado comatoso se comunique com médiuns a fim de relatar as experiência pelas quais estão passando.


O que devemos sempre levar em conta é que todas as situações que passamos enquanto encarnados, não ocorrem a revelia, ou seja, tudo tem o seu propósito e de tudo pode extrair-se o bem, já que nada é fruto de mero acaso. Segundo o artigo da TV Mundo Maior, “o que se pode tirar de fatos como este do coma é a reflexão da vida, e fazer uma autoanálise para ver que rumo a vida está levando. E se não é para um caminho satisfatório ao bem, ter a humildade de reconhecer e começar a melhorar. Deus vê esperança e futuro aonde vemos o fim, e possibilita enxergarmos a verdadeira realidade da vida, a vida espiritual”.


=====

Conheça o Clube do Livro Letra Espírita em www.letraespirita.com.br e associe-se para receber em sua casa o melhor da literatura espírita.


*O livro "Dolorosa Colheita" faz parte da seleção de Março/19. Veja seleção completa do mês atual no site.



Fontes:

6.323 visualizações
Postagens Recentes
Postagens Populares
Siga-nos
  • Logo para Site
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram Social Icon
Procure por  palavras chaves
bottom of page