top of page
Tópicos

Interpretação de Sonhos Segundo o Espiritismo


Luciane Soek


Existe muita curiosidade relacionada a esta temática. O que será que significam os nossos sonhos? Inicialmente é preciso compreender o que são os sonhos.


Durante o sono a Doutrina Espírita nos ensina que nosso Espírito não fica inativo, apenas relaxam-se os laços que o prendem ao corpo físico. Ficando preso a esse laço fluídico, que também é conhecido como fio ou cordão de prata, ocorre a emancipação da alma, onde o Espírito ganha parcialmente a liberdade, percorre o espaço, aproveita para agir separadamente do corpo e ir onde deseja, podendo se deslocar ao Plano Espiritual. O sonho é uma lembrança do que a alma vivenciou no Plano Espiritual durante o sono físico (KARDEC, 2022, p. 176-178).


De acordo com o livro Desmistificando a Mediunidade (CARVALHO, 2020, p. 37), existe três tipos de sonhos que podem ser classificados como:


1)Sonhos Comuns

2)Sonhos Reflexivos

3)Sonhos Espirituais


Sonhos Comuns: são repercussões de nossas disposições físicas ou psicológicas (medo, ansiedade, anseios...), quase sempre desencadeados por preocupações ou desejos intensos. Geralmente são desconexos, sem sentido de ordem e sequência.


Sonhos Reflexivos: exteriorização de impressões e imagens arquivadas na memória do Espírito. Vivências do Espírito que ficaram gravadas no períspirito.


Sonhos Espirituais: atividade real e efetiva do Espírito durante a emancipação permitida pelo sono. Contato com Plano Espiritual, com familiares e amigos encarnados e desencarnados. Vamos para local de nossa preferência, buscamos situações e indivíduos que se harmonizam conosco. Sonhos com sequências e mais nítidos.

E como sabemos qual significado dos nossos sonhos? Allan Kardec nos orienta em O Livro dos Espíritos, pergunta 404.


404. Que se deve pensar das significações atribuídas aos sonhos?

“Os sonhos não são verdadeiros como o entendem os ledores de buena-dicha, pois fora absurdo crer-se que sonhar com tal coisa anuncia tal outra. São verdadeiros no sentido de que apresentam imagens que para o Espírito têm realidade, porém que, frequentemente, nenhuma relação guardam com o que se passa na vida corporal. São também, como atrás dissemos, um pressentimento do futuro, permitido por Deus, ou a visão do que no momento ocorre em outro lugar a que a alma se transporta. Não se contam por muitos os casos de pessoas que em sonho aparecem a seus parentes e amigos, a fim de avisá-los do que a elas está acontecendo? Que são essas aparições senão as almas ou Espíritos de tais pessoas a se comunicarem com entes caros? Quando tendes certeza de que o que vistes realmente se deu, não fica provado que a imaginação nenhuma parte tomou na ocorrência, sobretudo se o que observastes não vos passava pela mente quando em vigília? (KARDEC, 2022, p. 178).

Interpretar sonhos não é possível como tornou-se comum pensar, pois em desdobramento não é nosso cérebro físico que registra as experiências fora do corpo. Nosso corpo é matéria muito densa, apresentando dificuldade de reter as recordações do que a alma vivenciou fora do corpo. O que se sonha tem a ver com as experiências vividas no Mundo Espiritual que podem ou não estar ligadas ao mundo físico e a fatores psicológicos vivenciados pelos indivíduos. Por esse motivo muitas vezes não compreendemos o que sonhamos.


Importante salientar que não devemos fazer uma interpretação digamos “ao pé da letra”, por exemplo, pensar que sonhar com uma cobra que poderá ser um aviso sobre possível traição; ou afirmar que quando sonhamos com um dente caindo será morte de alguém; ou transformar os sonhos em significados para utilizar em jogos de azar como observamos em alguns sites da Internet. O Espiritismo nos ensina que isso não existe.


Devemos analisar o contexto e não generalizar as simbologias de uma forma geral. Quando a Espiritualidade quer nos transmitir algo, uma mensagem, ela vai analisar a realidade da pessoa e utilizar de uma simbologia que a mesma possa compreender.


O tipo de vida, o que pensamos e atitudes que temos durante o dia refletirá o que sonharemos à noite em resposta a nossa tendência. Por isso devemos sempre cultivar bons pensamentos, atitudes benevolentes e fazer leituras edificantes, para quando adormecermos podermos usufruir da companhia de Bons Espíritos, ser útil, trabalhar e estudar também.


Ao deitar pedir em prece para que Jesus e a Espiritualidade Amiga nos encaminhe a regiões espirituais onde possamos ser úteis e auxiliar, estar na companhia de amigos ou familiares, estudar e receber conselhos de nossos Mentores Espirituais.

=========

Referências:


CARVALHO, Evelyn Freire de. Desmistificando a Mediunidade. 1ªedição. Letra Espirita. Campos dos Goytacazes/RJ;2020.


CARVALHO, Evelyn Freire de.(2023). Episódio 03|Mitos e Verdades Espíritas [vídeo], YouTube. https://youtu.be/MR0zt2TxPl8?si=BAm4LT0JTHPLb9aI

KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos, tradução de Guillon Ribeiro. Campos dos Goytacazes/RJ: Editora Letra Espírita. 2022.



729 visualizações
Postagens Recentes
Postagens Populares
Siga-nos
  • Logo para Site
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram Social Icon
Procure por  palavras chaves
bottom of page