Tópicos

Necessidade de Vida Social


Rafaela Paes

O artigo de hoje é um estudo de “O Livro dos Espíritos”, que nos demonstrará que nenhum homem é uma ilha, que não fomos criados para ser solitários e mais, que a solidão é péssima companheira para a evolução que tanto almejamos.


Desse tema se ocupa o capítulo VII do livro, que se intitula Lei de Sociedade.


“Necessidade de Vida Social”


Questão 766 – A vida social está na Natureza?


Resposta: Certamente. Deus fez o homem para viver em sociedade. Deus não deu inutilmente ao homem a palavra e todas as outras faculdades necessárias à vida de relação.


Questão 767 – O isolamento absoluto é contrário à lei natural?


Resposta: Sim, visto que os homens procuram a sociedade por instinto, e que devem concorrer para o progresso, ajudando-se mutuamente.


Questão 768 – O homem, procurando a sociedade, não faz senão obedecer a um sentimento pessoal, ou há nesse sentimento um objetivo providencial mais geral?


Resposta: O homem deve progredir. Sozinho, ele não pode porque não tem todas as faculdades; é-lhes preciso o contato dos outros homens. No isolamento, ele se embrutece e se debilita.


Nota de Kardec: Nenhum home tem as faculdades completas. Pela união social, eles se completam uns pelos outros para assegurar seu bem-estar e progredir. Por isso, tendo necessidade uns dos outros, são feitos para viver em sociedade e não isolados.


Autoexplicativas as questões transcritas, que nos informam que a necessidade da vi