top of page
Tópicos

O Legado de Richard Simonetti



Se mencionarmos o nome de Allan Kardec, Chico Xavier, Divaldo Franco, Haroldo Dutra, entre outros, uma grande parte das pessoas, espíritas ou não, já terão vaga noção de quem são os que estamos mencionando. Fato é, que dentre os conhecidos e anônimos, todos viemos com uma missão, que mesmo não a compreendo claramente, nosso consciente nos cobra, assim como cobra as leis de Deus que lá também estão envolvidas.

Alguns espíritos vêm com a missão de propagar o espiritismo em grande massa, tomemos como exemplo, os que citamos inicialmente, e apesar de uma missão nobre e enriquecedora, não é fácil ter a resignação da vida terrena em prol de grande feito. Onde uns veem fama e reconhecimento, se esconde um trabalho árduo que independente da condição física e mental, precisa ser realizado. Onde podemos concluir que, quanto maior a missão, maior a responsabilidade, quanto maior a responsabilidade, maior a queda. O ‘orai e vigiai’ é imprescindível na vida de todos nós, pois através deles, nos mantemos forte no caminho do bem, traçado por nós na espiritualidade.

Allan Kardec na década XIX, resolveu pesquisar sobre o fenômeno denominado ‘mesas girantes’ que ocorriam por intermédio da espiritualidade nesse período. Eram reuniões mediúnicas em que os participantes se sentavam ao redor de uma mesa, colocavam as mãos sobre ela e esperam que ela se movimente. Através do seu interesse em compreender cientificamente os fenômenos paranormais, Kardec, auxiliado por sua equipe encarnada e também por uma equipe espiritual, lançou em 1857 o ‘Livro dos Espíritos’, com perguntas e respostas, esclarecendo dúvidas morais, filosóficas, científicas e religiosas. Sua missão ainda envolveu muitas outras obras esclarecendo e codificando o espiritismo.

Podemos concluir dessas informações, que a espiritualidade, apesar de ter inúmeras formas de comprovar e dar-nos maiores esclarecimentos sobre as leis de Deus e tudo que nos é permitido saber, utiliza-se da mediunidade para transformar e propagar o espiritismo através de livros. Todo o trabalho feito pela divulgação da doutrina, seja por palestras, vídeos ou outros meios, são baseados em obras publicadas desde a época de Kardec aos dias atuais, ou seja, a importância dos livros para esclarecer nossas dúvidas e elucidar as bases da doutrina e das leis de Deus, é imprescindível para nós. E esse é o ponto de partida para nossa narrativa sobre Richard Simonetti.

Possivelmente você já deve ter usufruído de uma obra ou um vídeo de Richard e nem se dado conta, e se não o fez, aconselhamos a busca, pois Richard era um dos maiores pesquisadores da obra de Allan Kardec no país. Dedicou-se ao espiritismo desde o início de sua vida, e muito contribuiu para a doutrina com suas 65 obras espíritas lançadas. A última, denominada ‘O melhor é viver’ foi lançada em setembro de 2018 e distribuída em outubro do mesmo ano em nosso Clube do Livro Letra Espírita.

Clube esse, que podemos relatar, que se não fosse o trabalho de Richard Simonetti, não teria se propagado como tal o ocorreu, uma vez que, o autor, foi o percursor da modalidade de Clube do Livro Espírita no país, auxiliando na expansão da doutrina espírita, levando livros e todos os esclarecimentos contidos nos mesmos, para muitos lares. Além de suas obras e o legado que deixou com a ideia inicial de distribuir livros levando mensagens edificantes, Richard também trabalhou durante 36 anos em um centro espírita, na cidade onde nasceu e residia, Bauru, onde se mantém na instituição um lindo trabalho voluntário, com mais de mil voluntários, proporcionando auxilio para mais de 25 mil pessoas.

Richard destacava a importância da manutenção da pureza doutrinária, fiel à codificação de Kardec e costumava constantemente, reiterar as palavras do mesmo “Fora da caridade não há salvação”. Ele era conhecido por seu trabalho filantrópico, visando sempre auxiliar os necessitados, buscando com os próprios atos, um mundo mais caridoso.

Podemos dizer que Allan Kardec, teve sua missão bem-sucedida, com o estudo e a codificação de nossa doutrina, servindo de base para uma grande evolução moral e científica. Kardec nos ajudou com os ensinamentos da teoria sobre o espiritismo, Richard nos ensinou a como transpor para a prática, os ensinamentos transcritos por Kardec. Um trabalho que os separa por anos em vida, mas quem sabe não planejado em conjunto no plano espiritual?

Deve permanecer em nossa memória, o dia 03 de outubro, não somente como o aniversário de Allan Kardec e o dia que desencarnou Richard Simonetti, mas uma data onde o equilíbrio da teoria seja relacionado com a prática, nos levando ao esforço da caridade e da prática das leis divinas, que carregamos conosco por inúmeras encarnações, fazendo o máximo para idealizar tudo que nos ensinou Kardec, tomando como exemplo, o legado de Richard.

=====

Conheça nosso Clube do Livro e receba em casa livros espíritas infantis para evangelizar as crianças. O valor da mensalidade é de apenas R$ 23,00, aproveite! Acesse www.letraespirita.com.br


326 visualizações
Postagens Recentes
Postagens Populares
Siga-nos
  • Logo para Site
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram Social Icon
Procure por  palavras chaves
bottom of page