Os Dez Mandamentos e a Lei de Causa e Efeito no Espiritismo

Rafaela Paes de Campos
Os Dez Mandamentos são normas que atendem ao objetivo de nos orientar na convivência em sociedade, fator importantíssimo em nossa caminhada evolutiva. Quando os Dez Mandamentos são devidamente seguidos, têm o condão de promover grande harmonia e bem-estar nas relações. Já a Lei de Causa e Efeito demonstra de forma inequívoca que cada ação em nossa caminhada gerará uma consequência, tanto na vida atual quanto em existências futuras. Será que entre tais Leis há algum ponto em comum?
Como regras de conduta humana, os Dez Mandamentos, conforme leciona O Evangelho Segundo o Espiritismo, nos diz, dentre outros pontos, que honremos os nossos pais, que não cometamos homicídio, adultério ou roubo, que não inventemos mentiras sobre o nosso próximo, que não invejemos conquistas alheias (KARDEC, 2023, p. 35). De forma sucinta, os Dez Mandamentos nos pedem que reflitamos sobre as nossas ações e seu impacto tanto em nossa vida quanto na vida daqueles que nos circundam, pedindo-nos que ajamos com honestidade, respeito e integridade e, assim, criando um ambiente de confiança nas relações humanas.
Em assim sendo, vem a Lei de Causa e Efeito demonstrar que tanto as nossas ações, quanto os nossos pensamentos sentimentos não são isolados e causam impacto no Universo, ou seja, no todo onde nos inserimos, bem como geram efeitos futuros que serão sentidos, por vezes, nesta existência, ou em outras que ainda viveremos. Saber de tal fato e compreender tal mecanismo permite que ampliemos a nossa consciência e passemos a compreender o real significado de vivenciar uma experiência material que preze pela ética e pela compaixão.
Se pensarmos no que há em comum entre tais Leis, é óbvio perceber que em todas as ações humanas há uma consequência moral. Quando compreendemos que o nosso agir prejudicial traz não só consequências diretas, mas também reverberam num nível mais profundo que se traduz num ciclo de dor que se prolonga no tempo, será mais fácil discernir sobre o certo e o errado, embora já tenhamos consciência de tal.
Muitos dos sofrimentos experimentados pelos seres humanos advêm de sua incapacidade de agir conforme nos pedem as Leis de Deus, Leis que permeiam a vida, que se mostram escancaradas o tempo todo, mas que não conseguimos praticar de forma integral pois em nós ainda há maior propensão ao agir motivados pelo egoísmo e o orgulho.
Se a Lei Divina nos pede a observância dos preceitos contidos em os Dez Mandamentos, agir em sentido contrário a eles, trará uma consequência! Mais tarde, com o advento do Espiritismo, fomos apresentados ainda a outras Leis de Caráter Divino, igualmente inobservadas por nós em sua integralidade. Se Deus nos forneceu um “guia” para caminharmos pela vida material, Ele não deixaria que não o cumpríssemos sem que algo reverberasse de nossa atitude.
Não se trata de uma vingança de Deus, mas sim, da manifestação integral de Sua justiça e bondade. Sim, pois, pensemos: Uma pessoa busca diariamente agir de forma genuína conforme preceituam tais Leis, enquanto outra vive a vida como deseja, sem medir riscos ou consequências. Ambos terão as mesmas consequências em seu caminho? Por certo que não, e isso sim seria injusto.
As engrenagens da vida giram de forma a termos a possibilidade de aprender com os nossos erros, tendo ainda todas as oportunidades necessárias para nos redimirmos deles. O nosso destino é a perfeição relativa, ninguém está fadado ao sofrimento eterno, mas chegaremos até o ponto de vitória em momentos diferentes, de acordo com a nossa velocidade de compreensão de tais Leis.
Quando realmente analisamos as Leis Divinas com a atenção que elas merecem, sentimo-nos convidados a uma autoavaliação e isso, impreterivelmente, nos levará à detecção de comportamentos que precisam ser transformados. Com a lapidação de quem somos, a mesma Lei de Causa e Efeito nos levará a caminhos que cada vez mais nos aproximarão de nossa Essência Divina.
Referência:
KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo, tradução de Guillon Ribeiro. Campos dos Goytacazes/RJ: Editora Letra Espírita. 2023.
Conheça o Clube do Livro Letra Espírita, acesse www.letraespirita.com.br e receba em sua casa os nossos lançamentos. Ajude a manter o GEYAP – Grupo Espírita Yvonne do Amaral Pereira
Comentários