top of page
Tópicos

Passos para autoiluminação



“Brilhe a vossa luz!” asseverou o Mestre Nazareno, afirmando que temos luz dentro de todos nós. Fazer esta luz brilhar é o objetivo de todas as nossas encarnações, pois atingindo a perfeição seremos luz por onde quer que formos.

Contudo, o caminho para a autoiluminação requer esforço e sacrifício. Acomodados às sensações periféricas da matéria ao longo de milênios, ainda divisamos tão somente o aqui e o agora carnal esquecendo-nos da nossa origem espiritual. O despertar da consciência, porém, se torna o Caminho para a Verdade da Vida. Ao passo que começamos a nos compreender espíritos imortais temporariamente vivenciando experiências materiais, vamos nos distanciando daquilo que é efêmero para a construção do futuro feliz que nos aguarda após a vitória sobre nós mesmos.

Trilhar os passos para a autoiluminação é tarefa individual e solitária, pois não podemos depositar no outro a esperança de que caminhará com nossos pés. O mérito e o triunfo ao final do caminho são pessoais, portanto, não há receita padrão para fazer acender em nós a luz potencial que somos. Recurso há, entretanto, que nos dá o norte da senda a percorrer.


“Amai-vos uns aos outros”; “ama, espera, trabalha, perdoa”; “disciplina, disciplina, disciplina”; “quem trabalha entende e quem entende trabalha”; “fora da caridade não há salvação”; “se não puderdes ser uma estrela, sede um pirilampo para que haja luz no caminho dos trôpegos e dos desesperados”; “se quisermos atingir as luzes celestiais, aprendamos com Jesus que servir nunca é demais”; “dignificando os teus deveres austeros em relação ao trabalho […] retornarás feliz após a tarefa cumprida, como vencedor das próprias imperfeições […]”. Grandes espíritos como Jesus, Emmanuel, Allan Kardec, Bezerra de Menezes, Casimiro Cunha, Joanna de Ângelis, entre outros, todos, indubitavelmente, depositam no trabalho o recurso terapêutico para acender a luz do amor em nós.

Portanto, preocupemo-nos em servir em qualquer medida que seja, em qualquer tarefa que se nos apresente, da mais simples até a mais complexa. No trabalho de amor, em renúncia de si em favor de outrem, com disciplina, estará o roteiro seguro dos passos para a autoiluminação.

=====

Conheça mais sobre o Espiritismo recebendo livros espíritas em sua casa, sem pagar frete: www.letraespirita.com.br


528 visualizações
Postagens Recentes
Postagens Populares
Siga-nos
  • Logo para Site
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram Social Icon
Procure por  palavras chaves
bottom of page