top of page
Tópicos

Perispírito



Por: Aryanne Karine

Este é um termo que você, seja simpatizante ou espírita com certeza já ouviu soar pela voz de alguém em algum lugar. O espiritismo, tem como sua base, a religião, que podemos considerar nossa ligação com Deus e com a espiritualidade, trazendo os aspectos morais necessários para a nossa evolução enquanto encarnados e desencarnados; a filosofia, que podemos descrever como a arte de raciocinar baseado em cima dos aspectos morais e sociais vigentes, trazendo um raciocínio sobre muitas questões atemporais ou atuais de maneira reflexiva; e por último, como terceiro pilar do espiritismo, a ciência, dela tiramos as respostas para todos os questionamentos que durantes séculos e milênios perpetuaram por nossos cérebros, encarnação após encarnação, sem muito entender sobre o universo e as leis que o regem.


Hoje em dia, para muitas pessoas das quais questionamos ‘Você acredita em Deus?’, a resposta de muitos ainda ouve-se ‘Acredito em uma força maior’. A falta de conhecimento, no caso, de entendimento afundo sobre a questão científica e suas explicações, foi por nós, carregadas durante muitas experiências terrenas, tendo um raso entendimento que algumas religiões trazem, porém, apenas com o aspecto espiritual sobre o assunto. Até que, em 18 de abril de 1857, Allan Kardec lança o Livro dos Espíritos, e por consequência a doutrina, que iria nos tirar da ignorância (sub f. ¹estado de quem não está a par da existência ou ocorrência de algo), trazendo-nos maior clareza sobre os fatos que durante milhares de anos era tratado apenas com misticismo, quando abordados.


Com isso hoje, muito do que a doutrina espírita, consolador prometido por Cristo na sua missão em nosso orbe, já foi comprovado pela ciência como real, ou, com o início de estudos e avanços em determinadas áreas, como por exemplo, a questão da existência de vidas em outros planetas, ou a questão de existir centenas e milhares de outros planetas, sendo muitos, similares com a terra que poderia haver vida como conhecemos aqui, pois como diria Jesus: “Na casa do meu pai existem muitas moradas”¹.


Existe alguns artigos científicos que retratam de um de seus colegas que diz ter tido êxito em conseguir mostrar que a alma (ou espírito) possui peso, fazendo testes com pessoas em estado terminal e após a sua morte, porém, para a ciência, somente é tangível de comprovação o que pode-se provar materialmente, e, enquanto houver somente essa métrica baseando os recursos, nossa evolução ainda se dará a passos muito lentos. Por isso a importância da base do espiritismo ter como dois de seus pilares a ciência (o raciocínio lógico) e a religião, pois muito do que sabemos, é advindo do plano espiritual, e enquanto o que não for material a ciência não conseguir comprovar, o entendimento sobre as leis que regem seja nosso universo ou a vida em um contexto geral são nos oferecidos pela espiritualidade, tornamos um equilíbrio saudável para conseguir nem limitar nosso progresso, nem impedi-lo.


Começamos trazendo por Kardec em o Livro dos Espíritos a definição de alma e espírito:

134b. Então, as almas e os Espíritos são a mesma coisa?

Sim, as almas são os Espíritos. Antes de se unir ao corpo, a alma é um dos seres inteligentes que povoam o Mundo Espiritual e que se revestem temporariamente de um corpo de carne para se purificar e se esclarecer.

135. Existe no homem alguma coisa a mais, além da alma e do corpo físico?

Existe a ligação, o fio que une a alma ao corpo físico²


Essa ligação da qual os espíritos respondem a Allan Kardec, após um tempo, nomeia-se de ‘fio de prata’ ou ‘cordão de prata’ que é o que faz a ligação do períspirito ao corpo físico. Ele constitui-se de uma forma de energia e ele permite com que mesmo encarnado, nosso espírito enquanto o sono, por exemplo, vague por regiões longínquas e ainda se mantenha conectado ao corpo em repouso.


Ainda na pergunta 135, Kardec faz o seguinte comentário após a resposta dos espíritos:


Portanto , o homem é formado de três partes essenciais:

1ª O corpo físico, semelhante ao dos animais e animado pelo mesmo princípio vital. 2ª A alma, Espírito encarnado que tem no corpo físico a as habitação. 3ª O princípio intermediário, ou perispírito, substância semimaterial que serve como primeiro envoltório do Espírito, e une a alma ao corpo físico. Tal como é num fruto: a semente, o perisperma e a casca.³


Ou seja, o perispírito é a nossa ligação semimaterial entre o espírito, que não possui matéria, nem forma, sendo um princípio vital, com o corpo físico, totalmente material e somente animado por este mesmo princípio vital (espírito). É através do nosso perispírito que programamos a nossa reencarnação e a ligação com o corpo desde o ventre, e é por intermédio dele, que trazemos males causados por nós para conosco mesmos de outras experiências. Por exemplo, se em uma outra encarnação, um espírito tenha abusado do cigarro, esse abuso não se degrada somente no corpo físico mas acomete o perispírito, precisando o mesmo se reestabelecer em alguma outra experiência, como em um exemplo, tendo algum problema respiratório por conta do que ele mesmo degradou desse órgão em outra vida.


Toda imprudência e exagero que cometemos com nosso corpo físico, tem resquícios em nosso perispírito, carregando as marcas dos males causados para o plano espiritual, isso com tóxicos, isso com o suicídio, isso com o aborto, somos marcados pelas nossas escolhas e colheremos no futuro o mal que fizemos para nós mesmos, pois tanto nosso corpo, como nossa vida nesse planeta é apenas um empréstimo da bondade Divina de nosso Pai que quer ver em nós, reflexos de sua perfeição, da quão tão distante estamos, porém, é de nossa inteira responsabilidade o cuidado e zelo com nosso corpo, seja o físico ou o espiritual (perispírito), para que nosso único caminho seja o progresso, e não a estagnação.


Lembremo-nos sempre de que tudo, e exatamente tudo, que semeamos no mundo, teremos como recompensa ou tristeza a colheita, cabe somente a nós mesmos entender que nossas escolhas, mesmo que pequenas, são responsáveis não somente pelas mazelas que carregaremos enquanto encarnados no mundo material, seja nessa ou em outras vidas, mas certamente todo mal que praticamos, principalmente com nosso corpo físico, terá como resultado a colheita espiritual, onde, com nossa consciência sobre a verdadeira vida e o sentido do que nos dispomos a fazer aqui enquanto encarnados, teremos um peso ainda maior de nossas escolhas.

Cuidar do corpo e do espírito são primícias básicas para se manter um equilíbrio na busca de nossos propósitos do qual nos dispomos e planejamos no plano espiritual. Tomar consciência da importância da busca desse equilíbrio é o primeiro passo para conseguirmos caminhar com mais facilidade pelas mazelas do nosso plano material.


REFERÊNCIAS

¹ A BÍBLIA, João 14:2 ² KARDEC Allan, Livro dos Espíritos; [coordenação] Claudio Damasceno Ferreira Junior, Porto Alegre: BesouroBox, 2013. Pg 113 ³ KARDEC Allan, Livro dos Espíritos; [coordenação] Claudio Damasceno Ferreira Junior, Porto Alegre: BesouroBox, 2013. Pg 114


-----------------


Conheça o Clube do Livro Letra Espírita em www.letraespirita.com.br e associe-se para receber em sua casa o melhor da literatura espírita.

776 visualizações
Postagens Recentes
Postagens Populares
Siga-nos
  • Logo para Site
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram Social Icon
Procure por  palavras chaves
bottom of page