top of page
Tópicos

Por Mais Momentos de Plena Felicidade



O autoconhecimento juntamente com a autorresponsabilidade permitem ao ser humano viver momentos plenos de felicidade, pois é possível entendermos e respeitarmos os porquês da vida

- Autoconhecimento: você realmente se conhecer, no íntimo mais profundo. Saber como funcionam suas emoções e como o corpo as manifestam. Temos em nós todas as respostas que buscamos, e a partir do momento que vamos recebendo os sinais da Espiritualidade nos auxiliando a enxergar todas estas respostas, tudo fica bem pois é Deus agindo, ou melhor, somos nós em movimento pois Deus age a todo instante.

“Quem busca o conhecimento de si, dá o primeiro passo na direção do Caminho, da Verdade e da Vida e se faz um Ser para o bem. A força e o sustentáculo podem ser encontrados nas religiões que se expressam em conformidade com a Verdade. Por isso, o Evangelho de Jesus é um remédio salutar para todos os males, ferramenta eficaz contra as mais duras rochas do coração, é o bálsamo para as dores mais cruéis, especialmente as da alma, sementes dos males físicos”. (Mensagem do Livro “O elo com a felicidade” / Paulo Cezar Fernandes. – Marília: edição do autor 2010.)

- Autorresponsabilidade: aceitar ser o único e 100% responsável pela nossa vida, e por mais que a culpa seja nossa e possamos fazer com ela o que bem entender, até mesmo coloca-la em outra pessoa (brincadeira que costumo fazer ao colocarmos a culpa no outro), devemos estar cientes que somente nós, cada um de nós, seremos os verdadeiros responsáveis, mesmo que sejam situações de outras existências.

“Toda vez que se forma o corpo físico, são recordadas as fases pregressas do espírito, e reimpressas no novo embrião os arquivos do passado. Portanto, sempre seremos os construtores do próprio destino”. (Texto “Que herança merecemos?” / Edson Tomazelli)

A cura só é possível com o autoconhecimento. Já os momentos plenos de felicidades só serão possíveis se houver também a autorresponsabilidade, plena consciência e controle dos pensamentos, ser capaz de atribuir unicamente para si a responsabilidade sobre aquilo que acontece em sua vida, sem culpas e mágoas.

Conforme a questão 258 de “O LIVRO DOS ESPÍRITOS”, a respeito de “Escolha das provas” fica claro que absolutamente tudo ocorre com a permissão de Deus porém temos total liberdade pelo nosso livre-arbítrio de fazer nossas escolhas.

258. Quando na erraticidade, antes de começar nova existência corporal, tem o Espírito consciência e previsão do que lhe sucederá no curso da vida terrena?

“Ele próprio escolhe o gênero de provas por que há de passar e nisso consiste o seu livre-arbítrio.”

a) - Não é Deus, então, quem lhe impõe as tribulações da vida, como castigo?

“Nada ocorre sem a permissão de Deus, porquanto foi Deus quem estabeleceu todas as leis que regem o Universo. Ide agora perguntar por que decretou Ele esta lei e não aquela. Dando ao Espírito a liberdade de escolher, Deus lhe deixa a inteira responsabilidade de seus atos e das consequências que estes tiverem. Nada lhe estorva o futuro; abertos se lhe acham, assim, o caminho do bem, como o do mal. Se vier a sucumbir, restar-lhe-á a consolação de que nem tudo se lhe acabou e que a bondade divina lhe concede a liberdade de recomeçar o que foi mal feito. Demais, cumpre se distinga o que é obra da vontade de Deus do que o é da do homem. Se um perigo vos ameaça, não fostes vós quem o criou e sim Deus. Vosso, porém, foi o desejo de a ele vos expordes, por haverdes visto nisso um meio de progredirdes, e Deus o permitiu.”

Sendo assim quem se conhece e se torna autorresponsável compreende que Deus não “tira” o problema mas se faz presente no auxílio, habilitando-nos à ter sabedoria para este momento de superação. “A alma é um espírito encarnado, sendo o corpo apenas o seu envoltório” (O livro dos Espíritos. Introdução. Página 29), portanto lembremo-nos sempre que a mente capta coisas de fora e a alma tem todos os sensos, como o da intuição. Dê mais atenção ao sentir da alma e menos aos pensamentos, assim tudo permanecerá mais leve e fazendo maior sentido nesta existência.

=====

Conheça nosso Clube Do Livro Letra Espírita e associe-se www.letraespirita.com.br


84 visualizações
Postagens Recentes
Postagens Populares
Siga-nos
  • Logo para Site
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram Social Icon
Procure por  palavras chaves
bottom of page