A Verdade Sobre Por que Algumas Pessoas se Lembram de Vidas Anteriores
- editoraletraespiri
- 14 de ago. de 2024
- 3 min de leitura

Guilherme Carvalho
Deus, em Sua infinita bondade, concede ao Espírito criado ignorante, porém devedor ao longo da romagem pelo Universo, diversas oportunidades, que a Doutrina Espírita nos apresenta como reencarnação. Para ser justo e prevendo situações incômodas, no momento da reentrada do Espírito em qualquer indumentária carnal, derrama-se o chamado véu do esquecimento, que visa a facilitar as relações entre as criaturas, que possuem débitos umas com as outras.
Há casos em que as criaturas necessitam da lembrança mais vívida em sua memória, pois têm algo a aprender, nada na Programática Divina ocorre mediante erros ou improvisos. E como tudo é baseado em fator educativo intelecto-moral, principalmente moral, recordam-se de detalhes de outras encarnações, portador de diversas personalidades, o Espírito pode compreender como evoluiu, assim como em que ainda precisa lapidar-se.
Neste fenômeno, que não é nada mais do que natural, o Espírito é direcionado a engendrar-se na batalha de aprimoramento íntimo mais fervorosamente. Inúmeros relatos são conhecidos na atualidade, onde crianças lembram de locais, pessoas com as quais a família terrena não possui nenhum tipo de contato ou ciência. Citamos aqui um dos grandes exemplos de médium a que todos devemos anelar, Yvonne do Amaral Pereira, por meio do livro Recordações da Mediunidade, orientada pelo dedicado servidor Adolfo Bezerra de Menezes que, aplica o terceiro capítulo em especial para este tema (PEREIRA, 2022, P. 33).
O ilustre Codificador, organizando e sistematizando os pensamentos espíritas aponta o assunto no livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, no capítulo quinto, item 11: “E não é somente após a morte que o Espírito recobra a lembrança do passado. Pode dizer-se que jamais a perde, pois que, como a experiência o demonstra, mesmo encarnado, adormecido o corpo, ocasião em que goza de certa liberdade, o Espírito tem consciência de seus atos anteriores; sabe por que sofre e que sofre com justiça. A lembrança unicamente se apaga no curso da vida exterior, da vida de relação, mas na falta de uma recordação exata, que lhe poderia ser penosa e prejudicá-lo nas suas relações sociais, forças novas haure ele nesses instantes de emancipação da alma, se os sabe aproveitar” (KARDEC, 2023, P. 76).
Tratado também em O Livro dos Espíritos na questão 397, a plêiade de Espíritos Superiores denota que à medida que o Ser evolui, adquire mais consciência sobre si, sobre seu passado e futuro. Entretanto, o caso que nos reportamos não necessariamente perpassa por este estigma, lembremos que Deus não nos concede fardo mais pesado que possamos aguentar, desta forma, o Espírito imortal retém lembranças se assim for conveniente ao ensejo de sua autotransformação (KARDEC, 2023, P. 174).
Assim sendo a Veneranda Contribuidora de Jesus, Amélia Rodrigues, exorta-nos quanto ao futuro de provações que nos aguardam, lembremos ou não do passado culposo: “Mesmo que se faça noite em nossos caminhos, repentinamente, e a chuva de amarguras caia impenitente sobre nossas cabeças, e os nossos pés tropecem nos calhaus que a indiferença, em nome da cultura, e a impiedade, representativa da ignorância, nos arremessem, continuemos de ânimo robusto e Espírito afervorado, ligados ao Espírito Divino, colocando as marcas da nossa passagem em bastiães de luz que clarificarão por todo o sempre as eternas fronteiras do Reino de Deus, quais postos avançados da vida nos campos de sombras da morte ”(FRANCO, 2022, P. 154).
==========
Referências
FRANCO, Divaldo Pereira; Luz do Mundo. Salvador/BA: LEAL, 2022.
KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo, tradução de Guillon Ribeiro. Campos dos Goytacazes, RJ: Editora Letra Espírita. 2023.
KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos, tradução de Guillon Ribeiro. Campos dos Goytacazes, RJ: Editora Letra Espírita. 2022.
PEREIRA, Yvonne do Amaral. Recordações da Mediunidade. FEB - Federação Espírita Brasileira. 2022.
Conheça o Clube do Livro Letra Espírita, acesse www.letraespirita.com.br e receba em sua casa os nossos lançamentos. Ajude a manter o GEYAP – Grupo Espírita Yvonne do Amaral Pereira
Comments