Tópicos

PUNIÇÕES E SANÇÕES SOFRIDAS PELO HOMEM CORRUPTO


Jéssica Araújo


‘’ O que pensar dos que abusam da superioridade de sua posição social para oprimir os fracos em benefícios próprios? – Merecem o anátema; infelizes deles! Serão oprimidos por sua vez, e renascerão numa existência em que terão de sofrer tudo o que fizeram sofrer a outrem. (O Livro dos Espíritos, questão 807)’’


A constatação de corrupção existe desde o início da humanidade na formação das sociedades. Existem muitas formas de ser corrupto como utilizar serviços clandestinos, tv, rádio pirata, produtos falsificados, ocupar vagas de idosos e deficientes, furar fila, esses são alguns dos atos corriqueiros e desonestos que se vê em prática e que na grande maioria das vezes passa como uma atitude normal ou esperada diante da realidade por falta de oportunidades, que infelizmente a corrupção alimenta esse crescimento de desigualdade social. Com esse buraco financeiro por desvios e roubos a população no geral necessita achar meios para sobreviver afetando em grande escala a qualidade de vida das pessoas, quantos não morrem em filas a espera por uma consulta ou em corredores de hospitais, quantos vão à escola principalmente para ter a oportunidade de comer uma refeição por dia, escolas sem recursos de ensinos com prédios e estruturas danificadas, a falta de segurança entre outras milhares desigualdade sociais.


A corrupção é egoísmo, a ganancia sem limites, hoje temos muito mais consciência de senso moral, sabemos distinguir o que é certo do que é errado, entretanto vemos incontáveis assaltos, desvios, pessoas que tiram proveitos de outras pessoas ou situações, apenas para se dar bem em seu julgamento íntimo, e através desses atos se cria um carrossel de causas e consequências, onde uns dentem mais poder que outros e os utiliza de forma egoísta, apenas para benefício próprio; por outro lado aqueles que sofrem dificuldades e necessidades, abrem margem para atitudes desleais á sua moral, forma-se um círculo vicioso contaminando uma sociedade toda a ser passível de ser corrompida. Porém obtemos o livre arbítrio e cabe a cada um optar pelo melhor lado para si.


O Brasil é um dos países mais corruptos do mundo, são agentes públicos e governantes que superfaturam obras públicas, desvios de dinheiro público, dados falsos em sistema do governo, casos que vemos constantemente, são cidadãos esses que foram elegidos e que ao ocuparem um cargo onde se obtém um controle maior de escolhas se sentem acima da lei, abusam de seus ‘’ poderes ‘’ políticos para tirarem proveito de tudo e aumentar seus ganhos, fazem porque sabem que se forem presos não será por muito tempo ou nem a prisão chegam a ir, pois existem muitos envolvidos e de muitas influencias .


A indignação, o sentimento de impunidade e injustiça são evidentes e normais de se sentirem, mas o que não pode ser cultivado é o rancor, o ódio pois isso afetará a si mesmo.


As leis e seus cumprimento são falhos no sistema judiciário nacional, existem muitas variáveis nesse meio, entretanto será que as leis mais severas poderiam agregar alguma melhoria para a sociedade? A resposta se encontra na questão 796 do O Livro dos Espíritos: