top of page
Tópicos

Almas Afins



Por: Fernanda Oliveira


Evoluir é saber escolher.

Dr. Sérgio Felipe de Oliveira


Cada ser humano é um mundo de experiências, emoções, derrotas, acertos, conquistas, informações, escolhas aptidões que vão se agregando ao seu patrimônio espiritual, encarnação após encarnação. Cada ser é único, a evolução pessoal é individual é uma conquista diária. O objetivo é aperfeiçoar, melhorar, modificar, cumprir com o planejamento e assim transcender.


Nós espíritas somos pessoas como todas as outras pessoas; somos repletos de defeitos, ignorâncias, desconhecimentos e também portadores de virtudes. O objetivo maior da reencarnação é a capacidade que o ser possui de discernir e de fazer escolhas válidas para o seu próprio progresso.


Temos o livre arbítrio e diariamente fazemos nossas escolhas, construímos nossa atmosfera moral com nossos pensamentos, palavras e atitudes. A faixa mental que você vibra é a que vai sintonizar com a sua frequência mental. Tudo é atração e sintonia, semelhante atrai semelhante.


Não somos metades de ninguém, somos seres inteiros e imperfeitos e nos potencializamos no encontro, na troca com os outros. Cada um de nós conviverá com aqueles que se afina, com o seu semelhante em atitudes e pensamentos. As forças que unem uns aos outros são as que emitimos de nós.


Pelo nosso modo de levar a vida escolhemos nossas companhias e locais de nossa preferência. Nenhum desses encontros nessa vida foram definidos anteriormente obrigatoriamente, pode até acontecer, mas conforme vamos vivendo vamos nos associando as pessoas semelhantes e que estão na mesma frequência que nós, conforme salienta a resposta da questão 298 de O Livro dos Espíritos: “Não; não há união particular e fatal de duas almas. A união que há é a de todos os Espíritos, mas em graus diversos, segundo a categoria que ocupam...” E na questão 301 elucida: “A simpatia que atrai um Espírito para outro da perfeita concordância de seus pendores e instintos. Se um tivesse que completar o outro, perderia a sua individualidade.”


Almas afins são espíritos que sentem afinidade e sintonia um pelo outro. Geralmente seres com os mesmos valores, sintonia, semelhantes em atitudes, grande afinidade de energia, sintonia é acordo mútuo.


A Terra, planeta de provas e expiações, é a nossa casa de aprendizagem, estamos aqui para crescer moralmente e intelectualmente. Ao longo das encarnações podemos ter contato com diversas almas afins e não sempre com as mesmas. Podemos ter também algumas divergências, pois sempre há o que refletir, aprender e modificar, com paciência, compreensão e respeito. A reencarnação serve para repararmos nossos relacionamentos conturbados, modificar algo em nós e acertamos nossos erros do passado.


Todos temos um propósito de vida e enquanto estivermos na terra a nossa existência deverá ter um agir e motivação para a realização dessa missão. E procuramos em nossos relacionamentos familiares, pessoais, amorosos, profissionais o respeito e o amor como liame, nada é irretocável e para manter o equilíbrio dessas relações precisa ter esse querer, essa simpatia e comunhão de pensamentos. Semelhante atrai semelhante.


A felicidade vem dos pequenos gestos éticos, pelo exemplo de atitudes de luz e da capacidade de mantermos relações empáticas. Somos o que pensamos e sentimos, toda e qualquer situação que enfrentamos é opção inteiramente nossa, fruto de nossas escolhas.


Ninguém define nossos passos, a não ser nós mesmos. Cada criatura detém condições de modificações. A cada ação realizada vamos obter como resposta, uma reação proporcional ao ato praticado.


Por isso Jesus recomendou a vigilância e a oração como antídotos contra sugestões negativas. Importante a disciplina no pensamento, exercitando o elevar dos pensamentos para um padrão vibratório sintonizado no bem, na paz e no amor; com orações, procurando sempre manter o equilíbrio. A cada um conforme as suas obras.


Bons pensamentos geram bons sentimento e boas companhias como temos na resposta da questão 484, de O Livro dos Espíritos; “Os bons Espíritos simpatizam com os homens de bem, ou suscetíveis de se melhorarem.”


Cada um de nós constrói com suas escolhas a sua própria atmosfera moral. A atitude mental é que faz a diferença.


Vamos caminhando com muitas energias positivas lúcidos que é nossa responsabilidade e escolha pessoal buscar a luz, o bem e selecionando de maneira lúcida as nossas relações que tanto ajudam nas provas e expiações tornando a nossa vida mais agradável e equilibrada.


Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más.” - Allan Kardec

-------------------------------

Conheça o Clube do Livro Letra Espírita em www.letraespirita.com.br e associe-se para receber em sua casa o melhor da literatura espírita.

1.258 visualizações
Postagens Recentes
Postagens Populares
Siga-nos
  • Logo para Site
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram Social Icon
Procure por  palavras chaves
bottom of page