top of page
Tópicos

Chico Xavier e a Alma dos Animais


Os animaizinhos não são espíritos errantes, ou seja, não possuem o livre-arbítrio, não são submetidos a lei de causa e efeito. E por conta disso, quando desencarnam não podem andar livremente pelo plano espiritual.


Com isso, o que a doutrina espírita tem a nos ensinar sobre a alma dos animais? Confira a seguir algumas explicações de Chico Xavier e a alma dos animais.


Você certamente já ouviu alguma história de Chico Xavier e sua cachorrinha Boneca.


O animalzinho sempre o esperava e quando o via fazia uma grande festa, pulava em seu colo, lambia seu rosto.


Chico então dizia:


– Ah Boneca, estou com muitas pulgas !!!! Imediatamente ela começava a coçar o peito dele com o focinho. Boneca morreu velha e doente. Chico sentiu muito a sua partida. Envolveu-a no mais belo xale que ganhara e enterrou-a no fundo do quintal, não sem antes derramar muitas lágrimas.


Um casal de amigos, que a tudo assistiu, na primeira visita de Chico a São Paulo, ofertou-lhe uma cachorrinha idêntica à sua saudosa Boneca. A filhotinha, muito nova ainda, estava envolta num cobertor, e os presentes a pegavam no colo, sem contudo desalinhá-la de sua manta. A cachorrinha recebia afagos de cada um.


A conversa corria quando Chico entrou na sala e alguém colocou em seus braços a pequena cachorra. Ela, sentindo-se no colo de Chico, começou a se agitar e a lambê-lo.


– Ah Boneca, estou cheio de pulgas!!! Disse Chico.


A filhotinha começou então a caçar-lhe as pulgas, e parte dos presentes, que conheceram a Boneca, exclamaram:


– Chico, a Boneca está aqui, é a Boneca, Chico!! Emocionados perguntamos como isso poderia acontecer. Chico respondeu:


– Quando nós amamos o nosso animal e dedicamos a ele sentimentos sinceros, ao partir, os espíritos amigos o trazem de volta para que não sintamos sua falta. É, Boneca está aqui, sim, e ela está ensinando a esta filhota os hábitos que me eram agradáveis.


Em uma de suas inúmeras mensagens, Chico Xavier, nos ensina que os animais quando tratados com amor, carinho e respeito, após o seu desencarne, eles podem permanecer até 4 anos do lado de quem lhe deu amor.


Ainda na mensagem Chico falou sobre a questão da erraticidade e da Lei do Progresso, que é um dos principais fundamentos da doutrina espírita.


“Os animais diferentemente dos homens, não possuem o tempo da erraticidade (intervalo mais ou menos longo entre uma encarnação e outra). Quando morre, quase que instantaneamente sua alma ou energia vital é atraída, magneticamente e por afinidade a mais um processo de encarnação.


(…) “Devemos lembrar que a Lei do Progresso é um dos princípios fundamentais da doutrina espírita” (…)


Chico Xavier finaliza a mensagem da seguinte forma:


“A alma de alguns animais podem, por exemplo a dos cachorros, retornar rapidamente para seu dono, através de outro que nasça. Mas isso ocorre, somente, por merecimento e mérito nosso. Isso nos leva a entender que assim como nós seres humanos que buscamos a evolução em direção a Jesus, também os animais buscam a evolução em direção à nós.


=====

Associe-se ao Clube do Livro Letra Espírita e receba em casa livros espíritas todos os meses! Veja mais em www.letraespirita.com.br


Fonte: RBN

4.189 visualizações
Postagens Recentes
Postagens Populares
Siga-nos
  • Logo para Site
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram Social Icon
Procure por  palavras chaves
bottom of page