top of page
Tópicos

Como o Espiritismo Pode Contribuir para o Combate à Desinformação?

Ariana Castro


Nas últimas décadas, com o advento da internet, testemunhamos a era da informação. Essa ferramenta se tornou essencial para as nossas vidas, e trouxe inúmeros benefícios e avanços à Humanidade. O acesso à internet revolucionou a forma das pessoas se comunicarem e aprenderem. As chamadas telefônicas foram substituídas por mensagens via aplicativos que são enviadas com poucos cliques. Os livros e as enciclopédias, que requerem tempo para serem lidos e compreendidos, foram substituídos por inúmeros sites que compartilham informações resumidas sem qualquer filtro.

 

Sem dúvidas a internet revolucionou a comunicação da Humanidade. No entanto, a facilidade na forma de se comunicar e compartilhar informações naturalmente trouxe efeitos adversos, tais como a disseminação de notícias falsas e o excesso de informação. Vivemos em um mundo em que informações de diversos assuntos vêm de todos os lados, e são compartilhadas de forma descontrolada. As notícias são compartilhadas em tempo recorde, em quantidade intensa e muitas vezes sem compromisso com a verdade.

 

A mentira existe desde que o homem desenvolveu a capacidade de se comunicar. E esse comportamento incorporado à era digital ganha um novo nome. Chamamos de fake news toda e qualquer desinformação ou notícia sensacionalista propagada pela internet, principalmente pelas redes sociais.

 

A expressão fake news ganhou popularidade durante as eleições de 2016 nos Estados Unidos, e a partir daí, esse fenômeno se intensificou massivamente, tomando proporções enormes, e trazendo consequências irreversíveis, sendo praticadas por pessoas e grupos movidos por seus interesses pessoais, que espalhavam notícias falsas para se promoverem, descartando a ética e a moral.

 

É incontestável o quanto a internet modificou a rotina das pessoas. O mundo hoje exige que estejamos conectados e atualizados a todo instante. Vivemos um tempo em que não há estabilidade: tudo muda o tempo todo. Faz parte do processo evolutivo da Humanidade se adaptar às mudanças.

 

Mas o que isso tem a ver com o Espiritismo?


O Espiritismo tem um compromisso com a verdade. Para nós, Espíritas, a verdade é atemporal, ou seja, independentemente da era, sociedade ou tempo, a verdade deve estar presente e deve ser preservada.

 

Para Sócrates, filósofo que revolucionou o pensamento ocidental, “a verdade é universal e válida para toda a humanidade, em qualquer espaço e tempo.” Sócrates não deixou obras escritas, pois considerava que o verdadeiro conhecimento era produzido pelo diálogo com perguntas e respostas entre duas pessoas, e o seu principal discípulo foi Platão.

 

Em O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec relata que segundo Sócrates e Platão, enquanto as pessoas estiverem mergulhadas em medos e distraídas em prazeres da matéria, mais distantes estarão da verdade. Kardec também elucida que os filósofos foram capazes de extrair a essência das coisas, por estarem libertos da loucura do corpo.

 

Jesus, em um de seus ensinamentos, traz a mesma reflexão. Em João 8:32, o Mestre Jesus diz: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. Nesta passagem, Jesus orienta usarmos a verdade para nos libertarmos das distrações.

 

A premissa socrática que “Só se descobre a verdade pelo uso da razão”, também influenciou a Filosofia Espírita. A própria trajetória de codificação da Doutrina por Allan Kardec passou pelo crivo da razão, do bom senso e da lógica.

 

A caridade é uma virtude indispensável para a evolução espiritual, e compartilhar fake news demonstra total ausência dessa virtude, pois, uma informação falsa que circula amplamente, além de atender aos interesses próprios de quem idealizou tal notícia, pode causar grandes danos, podendo ser fatal e capaz de destruir a reputação de uma pessoa, impossibilitando essa pessoa de ter uma vida normal.

 

Enquanto Espíritas, devemos reforçar o nosso compromisso com a verdade que compartilhamos e da qual nos alimentamos. Antes de veicular qualquer informação, devemos nos perguntar se o conteúdo compartilhado é bom, se é verdadeiro e se é útil. Como filosofia, o Espiritismo incentiva que sejamos questionadores. Para que não sejamos veiculadores de desinformação nas redes sociais, é preciso adotar a dúvida como segurança e ter cautela quanto às novidades, sempre levantando a fonte da informação. Desta forma, estaremos contribuindo cada vez mais para o planeta em regeneração e estaremos mais alinhados com os ensinamentos do Mestre Jesus.

 

==========

Referências:

 

BÍBLIA. Bíblia Online. Disponível em: https://www.fatima.org.br/biblia-online. Acesso em: 26 out. 2024.

 

KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo, tradução de Guillon Ribeiro. Campos dos Goytacazes/RJ: Editora Letra Espírita. 2023.

 

KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos, tradução de Guillon Ribeiro. Campos dos Goytacazes/RJ: Editora Letra Espírita. 2022.


Conheça o Clube do Livro Letra Espírita, acesse www.letraespirita.com.br e receba em sua casa os nossos lançamentos. Ajude a manter o GEYAP – Grupo Espírita Yvonne do Amaral Pereira

 
 

Comments


Postagens Recentes
Postagens Populares
Siga-nos
  • Logo para Site
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram Social Icon
Procure por  palavras chaves
bottom of page