top of page
Tópicos

O Espiritismo e o Progresso da Humanidade


Ana Paula Januário


Ao contrário da primeira e da segunda revelação que foram simbolizadas por Moisés e por Jesus, respectivamente, o Espiritismo, a terceira revelação, surgiu em diferentes pontos do globo espontaneamente, através de vários Espíritos, que são as vozes do céu (KARDEC, 2009, cap. I). O Espiritismo é a nova ciência que vem revelar aos homens, por provas irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual e suas relações com o mundo corporal (KARDEC, 2009, cap. I). Oposto do que muitas pessoas acreditam, a doutrina espírita não [...] ensina nada de contrário ao que o Cristo ensinou, mas desenvolve, completa e explica, em termos claros para todo o mundo, o que não foi dito senão sob a forma alegórica (KARDEC, 2009, cap. I). Mas fica uma questão curiosa quanto a isso, de que maneira pode o Espiritismo contribuir para o progresso da humanidade?


Essa pergunta é uma das milhares que compõem o Livro dos Espíritos, mais precisamente a questão 799, na qual Allan Kardec tem como resposta dos espíritos a seguinte argumentação:


“Destruindo o materialismo, que é uma das chagas da sociedade, ele faz que os homens compreendam onde se encontram seus verdadeiros interesses. Deixando a vida futura de estar velada pela dúvida, o homem perceberá melhor que, por meio do presente, lhe é dado preparar o seu futuro. Abolindo os prejuízos de seitas, castas e cores, ensina aos homens a grande solidariedade que os há de unir como irmãos.”


Em consequência disso, crer no espiritismo ajuda o homem a [...] melhorar-se fixando as ideias sobre certos pontos do futuro. Ela apressa o adiantamento dos indivíduos e das massas, porque permite conhecer o que seremos um dia, é um ponto de apoio, uma luz que nos guia. O espiritismo ensina a suportar as provas com paciência e resignação. Ele desvia os atos que podem retardar a felicidade futura e é assim que contribui para essa felicidade (KARDEC, 2008, questão 982), porém vale lembrar que o homem tem a mesma oportunidade em qualquer caminho que ele seguir para alcançar a sorte futura, pois é o bem que assegura essa condição.


Assim como qualquer outro advento próspero e que fuja aos padrões da sociedade, o espiritismo também possui resistência para ser aceito por todos, mas como trazem os espíritos na questão 798 do Livro dos Espíritos, ela [...] se tornará crença geral e marcará nova era na história da humanidade, porque está na natureza e chegou o tempo em que ocupará lugar entre os conhecimentos humanos.


É importante considerar que o espiritismo apesar de estar destinado a exercer grande influência no adiantamento dos povos, [...] pelo seu poder moralizador, por suas tendências progressistas, pela amplitude de suas vistas, pela generalidade das questões que abrange (KARDEC,2013, cap. XVIII, item 25), não pode desencadear uma renovação social fazendo com que todos, incluindo os materialistas e os ateus, creiam nele e em todas as informações a respeito do que nos espera no outro lado da vida.


Nem Jesus com seus prodígios conseguiu convencer a todos. [...] Não é por meio de prodígios que Deus quer encaminhar os homens, em sua bondade, ele lhes deixa o mérito de se convencerem pela razão (KARDEC, 2008, questão 802), gradativamente, sem atropelar o rumo natural das coisas; por isso a doutrina espírita surgiu na hora em que podia ser de utilidade, já que se viera mais cedo, teria esbarrado em obstáculos insuperáveis (KARDEC, 2013, cap. XVIII, item 25). Cada coisa tem seu tempo.


Entretanto, os espíritas devem continuar fazendo o trabalho em divulgar o conteúdo do espiritismo, lançando à sociedade um novo modelo de compreensão sobre manter-se na Terra e sobre a vida vindoura, operando diretamente no comportamento individual e coletivo, como constatou Allan Kardec e afirmou no seu discurso:


Tem impedido inumeráveis suicídios; restaurou a paz e a concórdia num grande número de famílias; tornou mansos e pacientes homens violentos e coléricos; deu resignação aos que não a tinham e consolações aos aflitos; reconduziu a Deus os que não O conheciam, destruindo-lhes as ideias materialistas, verdadeira chaga social que aniquila a responsabilidade moral do homem (KARDEC, 2019, Discurso do Sr. Allan Kardec).


Esse depoimento, assim como outros, mostra-nos o resultado que o espiritismo pode proporcionar ao indivíduo e à humanidade, porém quando é bem assimilado e vivido, já que apenas crer na existência dos espíritos e não tornar-se uma pessoa melhor, mais benigna e indulgente para com os seus semelhantes, não determina a transformação individual e da sociedade (KARDEC, 2006, item 350).


Dessa forma, tendo como objetivo combater os vícios e encorajando o desenvolvimento de virtudes, o espiritismo oferta condições para inspirar no progresso da humanidade, promovendo assim uma era de aperfeiçoamento social e moral, pois a Doutrina Espírita é, [...] acima de tudo, o processo libertador das consciências, a fim de que a visão do homem alcance horizontes mais altos (XAVIER, 1998).O Espiritismo é a chave com a ajuda da qual tudo se explica com facilidade (KARDEC, 2009, cap. I), é a luz para os ensinamentos do Cristo, [...] explica o Evangelho não como um tratado de regras disciplinares, nascidas do capricho humano, mas como a salvadora mensagem de fraternidade e alegria, comunhão e entendimento, abrangendo as leis mais simples da vida (XAVIER, 1998).


REFERÊNCIAS


KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. 177. ed. São Paulo: Ide, 2008. 352 p.

KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 363. ed. São Paulo: Ide, 2009. 288 p.

KARDEC, Allan. O Livro dos Médiuns. 77. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2006.

KARDEC. Allan. A Gênese. 53. ed. Brasília: FEB, 2013. 409 p.

KARDEC, Allan. Revista Espírita: Jornal de estudos psicológicos. Ano 4, 1861. 4 ed. Brasília: FEB, 2019. 552 p.

XAVIER, Francisco Cândido. Roteiro. Pelo Espírito Emmanuel. 10. ed. Rio de Janeiro: FEB, 1998. Cap. 38 (Missão do Espiritismo), p. 159.

1.876 visualizações
Postagens Recentes
Postagens Populares
Siga-nos
  • Logo para Site
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram Social Icon
Procure por  palavras chaves
bottom of page