Tópicos

Honrar Pai e Mãe, segundo o Espiritismo


Fernanda Oliveira


O mundo espiritual, como o mundo físico, tem suas leis para o equilíbrio e a harmonia. Deus, inteligência suprema, é o criador do Universo infinito e criador de todas as coisas. Tudo está dentro da ordem infinita e orientado pela inteligência divina.

A lei de Deus está escrita na consciência humana, e é compreensível que a prática do bem não contraria as leis divinas.

Os mandamentos são princípios éticos morais transmitidos por Deus através de seu emissário Moisés, com o objetivo de manter o senso de moralidade e justiça necessários para aquele momento.


Dotado do livre arbítrio, ou seja, da liberdade de escolha, é o espírito o construtor de seu próprio destino. Deus espera que cada um faça a sua parte de acordo com as suas possibilidades.


O caminho do bem é o único caminho para a evolução. Quanto mais se pratica o bem, mais crédito se adquire. É só o melhoramento sério, efetivo, com comprometimento e sincero no bem que servirá de recurso para o encontro e a conexão com a sintonia divina.


Os familiares são os primeiros relacionamentos e experiências, e nosso lar o primeiro ambiente de convivência humana. No lar as experiências humanas são mais complexas. O organograma da família atual é composto por vários tipos e ramificações. O amor ao próximo deve ser exercitado dentro de lar, onde são desenvolvidos valores elevados de sentimento e da razão.


Honrar pai e mãe é agir em conformidade as leis de Deus, em uma atitude nobre de zelo e carinho. Não se deve considerar somente pai e mãe os responsáveis pelo nascimento de um ser, mas também as pessoas que fazem e fizeram esse papel em suas vidas. Seres que acolhem com todo amor e carinho para o desenvolvimento das aptidões do indivíduo. Tudo é planejado para que o convívio familiar seja uma experiência intensa, educativa e de muito aprendizado e amor. Normalmente, pais e filhos reencarnam com o propósito de ajustes, espíritos que precisam se perdoar e aprender a amar. A cada encarnação há um novo recomeço, um reencontro com aqueles que se tem algo a prender e ensinar.


Deve-se atentar para o que é positivo, e registrar as coisas simples e boas. Fazer contas de todas as dádivas já recebidas, o privilégio de ter um núcleo de afeto e acolhimento.


Entretanto, existem pais que não são capazes de cumprir com os seus deveres de genitores, e não tem o entendimento da preciosa e iluminada tarefa terrestre que recebem. Somente o tempo e através do livre arbítrio podem (se quiserem) modificar.


Ninguém está aqui para julgar os erros dos seus semelhantes. Deve-se promover o acolhimento, o respeito, tentar suprir as necessidades, proteger a integridade física e emocional, reconhecer a dignidade e não desejar o mal.

O amor é o agente transformador que está presente nos pequenos gestos diários. Não importa o tamanho do erro, o amor será sempre maior que o tamanho das falhas.

A reencarnação serve para a retomada dos relacionamentos baseados na compreensão, no perdão e na gentileza. Cuidar dos pais é uma chance valiosa de exercitar a dedicação, a solidariedade, o carinho, a empatia, o desprendimento, a retribuição e a fraternidade. Os filhos crescem e aprendem quando preservam e promovem o bem estar dos pais. O que cada um faz muda todo o entorno e serve de exemplo.

Amar como a si próprio, ajudando no envelhecimento de pai e da mãe com mais saúde e dignidade.

Agradecer a pratica do evangelho sendo mais paciente e caridoso, promovendo o bem com a intenção de agir da maneira mais justa e adequada.

Siga caminhando e honrando o pai e a mãe com consciência ética e com atitudes reais e cotidianas.


Referências Bibliográficas :

Kardec, Allan. O livro dos Espíritos. 23ª ed. São Paulo: EME; 2018.

Kardec, Allan. O Evangelho segundo o Espiritismo. São Paulo: Ed Boa Nova.

Moysés, Lucia. Deus Confia nos pais. 1ª ed. Capivari, SP: Editora EME; 2017


======


Conheça o Clube do Livro Letra Espírita. Clique aqui e receba livros em casa.


Postagens Recentes
Postagens Populares
Siga-nos
  • Logo para Site
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram Social Icon
Procure por  palavras chaves

Contatos:

22  2724-0945

blog@letraespirita.com.br

© 2018 por Equipe Letra Espíírita