top of page
Tópicos

O Surgimento da Doutrina dos Espíritos



O país era a França, no século XIX. O pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail começou a observas alguns fenômenos até então desconhecidos, ou pouco desbravados. Logo, ele chamou esses tais fenômenos de mesas girantes porque o que ele via era isso: mesas que giravam livres ao ar, sem nenhuma explicação. Ele entrava nos salões grandes e ficava alí observando tudo. Em pouco tempo, esses encontros viraram notícia em Paris. E Hippolyte descrevia que as mesas giravam de acordo com perguntas feitas com batidas no chão.

O pedagogo era fluente em diversos idiomas e autor de livros didáticos. Apesar de entusiasta, ele era descrito por seus amigos como alguém criterioso e rigoroso nos seus estudos. Por isso, ele não teve crença logo de cara naquilo que via. Preferiu analisar várias e várias vezes com olhar científico e investigar de onde vinha essa força estranha. Após algum tempo de observações e estudo, disse que esses fenômenos tinham origem em “Espíritos de Homens” que haviam morrido. Passou a se aproximar e participar das perguntas. Fez centenas de perguntas, analisou todas as respostas e começou a codificá-las, seguindo a orientação da razão. Aos poucos, foi nascendo o que hoje conhecemos como “O Livro dos Espíritos”. E Hippolyte virou Allan Kardec.

Durante este período, Kardec também tomou conhecimento do fenômeno da escrita mediúnica (psicografia), e assim passou a se comunicar com os espíritos. Um desses espíritos, conhecido como um "espírito familiar", pasou a orientar os seus trabalhos. Mais tarde, este espírito lhe informou que já o conhecia do tempo das Gálias, com o nome de Allan Kardec. Por isso, Rivail decidiu a adotar este pseudônimo, sob o qual publicou as obras que sintetizam a Doutrina Espírita.

O espiritismo ganhou adeptos em todo o mundo tendo atualmente cerca de 20 milhões de seguidores em países como Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Bélgica, Estados Unidos, Japão, Alemanha, Argentina, Canadá. Mas principalmente, em Cuba, Jamaica e BRASIL onde concentra-se a maioria dos espíritas.

Por que o espiritismo dissipou-se tanto no Brasil? Estima-se que há cerca de 4 milhões de espíritas no país. O terreno sempre foi fértil para a doutrina que teve seu marco inicial em Salvador na noite de 17/09/1865 quando foi fundado o primeiro centro espírita brasileiro seguindo a filosofia de Kardec. Anjo de Deus foi o primeiro espírito desencarnado a escrever os primeiros rabiscos através de médiuns. Brasil é a pátria do evangelho!

A Doutrina codificada por Kardec tem caráter científico, religioso e filosófico. Fala de reencarnação, leis divinas, segue as orientações de Cristo, explica muitas coisas que ocorrem nas nossas vidas, causa e efeito, e de caridade como disse Kardec uma vez eternizando a frase: Fora da caridade não há salvação.

=====

A seleção do mês para sócios do Clube está imperdível! Confira as novidades em www.letraespirita.com.br


Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.
Postagens Recentes
Postagens Populares
Siga-nos
  • Logo para Site
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram Social Icon
Procure por  palavras chaves
bottom of page