Tópicos

Paralisia do Sono Segundo o Espiritismo



Rafaela Paes de Campos


Cientificamente, a paralisia do sono é uma paralisia temporária vivida no momento após o acordar ou, mais raramente, antes de adormecer. Ela é uma parte natural do sono REM, sendo que o cérebro acorda, mas a paralisia corporal persiste deixando a pessoa temporariamente incapaz de se mover e pode ser acompanhada pelas chamadas alucinações hipnagógicas (auditivas, visuais, táteis ou olfativas). Quem já viveu a paralisia do sono a retrata como se fosse um sonho, por isso é muito comum ouvir relatos de pessoas que alegam ter visto a si mesmas deitadas na cama sem poder se mover. Mas será que há também uma explicação Espiritual para o fato? (WIKIPEDIA, 2018, on-line).


Para essa vertente de explicação, dois princípios devem ser levados em conta: o ser humano é dual e os Espíritos estão por toda parte. Dual porque diz-se que “durante a evolução cronológica e biológica, o ser humano pode passar a prever experiências que o preparam para vivenciar uma experiência entre os dois planos Espirituais. Resumindo, os episódios da paralisia do sono seriam uma espécie de treinamento para o Espírito que está encarnado junto ao corpo” (ASTROCENTRO, 2017, on-line). Essa preparação diz respeito, especificamente, ao desdobramento astral. Em relação à afirmação de que os Espíritos estão por toda parte, ela “vem para explicar situações que acontecem durante a paralisia do sono, como sentir a presença de alguém ou ouvir vozes e sons. Isso porque de fato, os Espíritos estão em todo lugar e eles podem propiciar sensações e vivências positivas ou negativas” (ASTROCENTRO, 2017, on-line).

Em decorrência desses princípios, pode-se concluir em primeiro lugar que a paralisia do sono é uma espécie de desdobramento incompleto, uma linha entre o sono e o despertar, “quanto faculdades típicas do Espírito desencarnado operariam conjuntamente ou de forma perturbada com as faculdades sensoriais do encarnado. Nessa condição, a pessoa passa a ver ou interpretar de forma extravagante a presença de Espíritos”. (XAVIER, 2015, on-line). Aqui, importante dizer, não se trata de um processo de obsessão.

Seus efeitos podem ser atenuados com conhecimento, ou seja, entender do que se trata Espiritualmente é uma forma de prevenir a ocorrência da paralisia do sono. Ela é um estado em que a pessoa se encontra semidesperta e, se tiver conhecimento, pode e deve pedir por proteção. É o que demonstra Kardec em “A Revista Espírita”, julho de 1859, Discurso de encerramento do ano social 1858-1859:


Ensinam os nossos estudos que o mundo invisível que nos circunda reage constantemente sobre o mundo visível e no-lo mostram como uma das forças da natureza. Conhecer os efeitos dessa força oculta que nos domina e nos subjuga malgrado nosso, não será ter a chave de muitos problemas, as explicações de uma porção de fatos que passam despercebidos? Se esses efeitos podem ser funestos, conhecer a causa do mal não é ter um meio de preservar-se contra ele, assim como o conhecimento das propriedades da eletricidade nos deu o meio de atenuar os desastrosos efeitos do raio? Se então sucumbimos, não nos poderemos queixar senão de nós mesmos, porque a ignorância não nos servirá de desculpa. O perigo está no império que os maus Espíritos exercem sobre as pessoas, o que não é apenas uma coisa funesta do ponto de vista dos erros de princípios que eles podem propagar, como ainda do ponto de vista dos interesses da vida material (KARDEC, 1859, on-line).


Sendo assim, conclui-se que a paralisia do sono, além de sua explicação física, tem bases Espirituais que consistem no desdobramento do encarnado enquanto ser material e imaterial, levando-o ao plano astral e podendo deixa-lo à mercê de Espíritos com sentimentos pouco nobres resultando em uma semiconsciência angustiante em que a prece e o conhecimento podem ser bálsamos protetores contra a atuação desses irmãos desencarnados


=====

FONTES:

ASTROCENTRO. Entenda a paralisia do sono na visão espírita. Disponível em: https://www.astrocentro.com.br/blog/espiritual/paralisia-sono-visao-espirita/. Acesso em: 04/01/2018.


KARDEC, Allan. Revista Espírita 1859. Disponível em: https://www.ipeak.net/pt/2706. Acesso em: 04/01/2018.


XAVIER, Ademir. Esboço da explicação espírita para a paralisia do sono. Disponível em: http://eradoespirito.blogspot.com.br/2015/10/esboco-de-explicacao-espirita-para.html. Acesso em: 04/01/2018.


WIKIPEDIA. Paralisia do sono. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Paralisia_do_sono. Acesso em: 04/01/2018.

30.286 visualizações
Postagens Recentes
Postagens Populares
Siga-nos
  • Logo para Site
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram Social Icon
Procure por  palavras chaves