top of page
Tópicos

Para que serve o Evangelho No Lar? Há algum perigo em fazê-lo?


Camila Guimarães


A tão recomendada prática do Evangelho no Lar nada mais é do o momento em que a família se reúne para estudo dos ensinamentos de Jesus à luz da Doutrina Espírita, buscando a harmonia e paz no ambiente familiar [1].


O núcleo familiar tem uma importância tamanha na nossa trajetória espiritual, devendo ser um local de multiplicação de amor e aprendizado. Trazendo o estudo do Evangelho para dentro do nosso lar, além de propagar os grandiosos ensinamentos de Jesus, que serão necessários para o enfrentamento dos desafios na nossa encarnação, o estudo ainda é capaz de aumentar a vibração energética da nossa casa, atraindo Espíritos benfeitores que vão beneficiar a todos os moradores daquele lar.


Caso estejamos com nossa energia vibracional baixa ou cruzemos com pessoas que assim estejam, podemos atrair irmãos desencarnados em grau de perturbação para nosso local de repouso. A prática do Evangelho no Lar repele que energias baixas adentrem as paredes da nossa casa, podendo ainda ter o condão de encaminhar eventuais Espíritos de índole inferior para tratamento espiritual.


Existe algum risco de realizar o Evangelho no Lar? Posso atrair “coisa ruim” para minha casa?


Primeiramente, Espíritos estão em todos os lugares, onde quer que você vá. A questão é a energia que vibramos: se vibrarmos boas energias, atrairemos Espíritos nesta sintonia, assim como se vibrarmos baixas energias, vamos atrair Espíritos nesta afinidade.


Sendo a prática do Evangelho no Lar um momento de estudo das palavras de Jesus, mediante preces e leituras edificantes, é possível que energias ruins sejam atraídas? Não, o ambiente é energeticamente propenso para atrair Espíritos amigos e benfeitores, que vão ajudar na condução do estudo, proporcionando o máximo de aprendizado e boas reflexões, tanto para os familiares da casa, quanto para os Espíritos que acompanham o estudo.


Mas então pode ocorrer alguma manifestação mediúnica durante o Evangelho no Lar?



O momento do culto no lar não é o local adequado para a prática mediúnica, devendo ser realizado na Casa Espírita mediante auxílio de trabalhadores devidamente preparados para tanto. Caso tenha algum médium com maior influência dos Espíritos participando do estudo, não somente no Evangelho no Lar, mas em qualquer lugar ele estará sujeito a manifestações mediúnicas, daí a importância de manter-se em constante estudo e sintonia para lidar com estas manifestações a todo lugar e qualquer tempo. Para pessoas “comuns” que buscam no culto no lar um momento de reflexão e prece, tais fenômenos não são comuns.


Então, o que é necessário para realizar o Evangelho no Lar?


Primeiro, algumas recomendações iniciais:

- A família deve escolher um dia e horário fixo na semana para a realização dos estudos. E é primordial que se tenha compromisso e responsabilidade com o cumprimento do dia e horário, já que há toda uma preparação da Espiritualidade para assistência espiritual. Caso haja algum imprevisto inadiável, recomenda-se que se faça uma prece justificando a impossibilidade, convidando a Espiritualidade para o novo dia e horário ou a próxima reunião.

- Não é recomendável que seja uma reunião longa, cerca de 30 minutos é o ideal.

- Antes de iniciar a reunião, cada participante deverá providenciar um copo com água para fluidificação durante a reunião. Os copos deverão ser individuais e tomado somente ao final da reunião.

- Não tem companhia para realizar o estudo? Faça sozinho, não há problema algum. Recomendável somente que se faça em voz alta.


Qual o roteiro a se seguir?

- Inicie a reunião com uma prece inicial, de preferência uma prece simples e espontânea que venha do coração, pedindo o amparo da Espiritualidade para aquele momento, dando luz e entendimento para os participantes e harmonizando aquele lar.

- Faça uma leitura de algum trecho de O Evangelho Segundo o Espiritismo. Abra uma página aleatória ou escolha um texto de sua preferência. Não é necessário ler todo o texto, mas alguns parágrafos até que seja compreendida a ideia exposta.

- Feita e leitura, abre-se para os participantes do estudo tecerem comentários sobre a leitura.

- Aproveite esse momento de reflexão e mentalizem boas intenções a todos os necessitados de amparo espiritual.

- Finalize a reunião com uma prece final, também de preferência simples e espontânea, agradecendo pelo amparo da Espiritualidade naquele momento.

- Beba o copo de água fluidificada, mentalizando cura para seu corpo físico e espiritual.


A prática do Evangelho no Lar só tem a nos enaltecer, harmonizando não somente nosso lar e familiares, mas toda nossa vida, estreitando nossos laços com os ensinamentos do mestre Jesus. Que tal começar a fazer na sua casa?


“Quando a pessoa experimenta e faz, acontece. Você precisa experimentar para saber o que funciona” (Zíbia Gasparetto). [2]


Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco que iremos prontamente ajudá-lo.


==============

REFERÊNCIAS

[1] FREIRE, Evelyn. CONHECENDO O ESPIRITISMO: O que é o Evangelho no Lar? Youtube, 5 de setembro de 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ak_iIms0_aw Acesso em 23. jan. 2022

[2] GASPARETTO, Zíbia. Grandes Frases. 1.ed. São Paulo: Vida & Consciência, 2017. p. 290.


=========

Acesse nosso site www.letraespirita.com.br e veja as novidades do Clube. Associe-se para receber livros espíritas em casa!




2.615 visualizações

Comments


Postagens Recentes
Postagens Populares