Para que serve o Evangelho No Lar? Há algum perigo em fazê-lo?

Camila Guimarães
A tão recomendada prática do Evangelho no Lar nada mais é do o momento em que a família se reúne para estudo dos ensinamentos de Jesus à luz da Doutrina Espírita, buscando a harmonia e paz no ambiente familiar [1].
O núcleo familiar tem uma importância tamanha na nossa trajetória espiritual, devendo ser um local de multiplicação de amor e aprendizado. Trazendo o estudo do Evangelho para dentro do nosso lar, além de propagar os grandiosos ensinamentos de Jesus, que serão necessários para o enfrentamento dos desafios na nossa encarnação, o estudo ainda é capaz de aumentar a vibração energética da nossa casa, atraindo Espíritos benfeitores que vão beneficiar a todos os moradores daquele lar.
Caso estejamos com nossa energia vibracional baixa ou cruzemos com pessoas que assim estejam, podemos atrair irmãos desencarnados em grau de perturbação para nosso local de repouso. A prática do Evangelho no Lar repele que energias baixas adentrem as paredes da nossa casa, podendo ainda ter o condão de encaminhar eventuais Espíritos de índole inferior para tratamento espiritual.
Existe algum risco de realizar o Evangelho no Lar? Posso atrair “coisa ruim” para minha casa?
Primeiramente, Espíritos estão em todos os lugares, onde quer que você vá. A questão é a energia que vibramos: se vibrarmos boas energias, atrairemos Espíritos nesta sintonia, assim como se vibrarmos baixas energias, vamos atrair Espíritos nesta afinidade.
Sendo a prática do Evangelho no Lar um momento de estudo das palavras de Jesus, mediante preces e leituras edificantes, é possível que energias ruins sejam atraídas? Não, o ambiente é energeticamente propenso para atrair Espíritos amigos e benfeitores, que vão ajudar na condução do estudo, proporcionando o máximo de aprendizado e boas reflexões, tanto para os familiares da casa, quanto para os Espíritos que acompanham o estudo.
Mas então pode ocorrer alguma manifestação mediúnica durante o Evangelho no Lar?
O momento do culto no lar não é o local adequado para a prática mediúnica, devendo ser realizado na Casa Espírita mediante auxílio de trabalhadores devidamente preparados para tanto. Caso tenha algum médium com maior influência dos Espíritos participando do estudo, não somente no Evangelho no Lar, mas em qualquer lugar ele estará sujeito a manifestações mediúnicas, daí a importância de manter-se em constante estudo e sintonia para lidar com estas manifestações a todo lugar e qualquer tempo. Para pessoas “comuns” que buscam no culto no lar um momento de reflexão e prece, tais fenômenos não são comuns.
Então, o que é necessário para realizar o Evangelho no Lar?
Primeiro, algumas recomendações iniciais:
- A família deve escolher um dia e horário fixo na semana para a realização dos estudos. E é primordial que se tenha compromisso e responsabilidade com o cumprimento do dia e horário, já que há toda uma preparação da Espiritualidade para assistência espiritual. Caso haja algum imprevisto inadiável, recomenda-se que se faça uma prece justificando a impossibilidade, convidando a Espiritualidade para o novo dia e horário ou a próxima reunião.
- Não é recomendável que seja uma reunião longa, cerca de 30 minutos é o ideal.
<