top of page
Tópicos

Doenças e Espiritismo



Fernanda Oliveira


“Se cada um de nós consertar de dentro o que está desajustado, tudo por fora estará certo.” (André Luiz)

Doença é um conjunto de sinais e sintomas específicos que afetam os seres vivos. A doença é caracterizada como ausência de saúde, um estado que ao atingir o indivíduo provoca distúrbios das funções orgânicas físicas e mentais. No sentido figurado , doença é um desequilíbrio do corpo.É um limitador do ser humano, é um sinal de alerta que algo esta errado. Não é uma causa é uma conseqüência por sermos indisciplinados mentalmente e emocionalmente.Segundo Kardec: “ As doenças fazem parte das provas e das vicissitudes da vida terrena; são inerentes à grosseria da nossa natureza material e à inferioridade do mundo que habitamos.”

Saúde é o estado de normalidade do funcionamento do corpo humano, é a perfeita harmonia da alma. Ocorre que não se pode falar em uma vida digna sem saúde. Ter saúde é o primeiro requisito de uma vida minimamente satisfatória. A saúde objetiva a vida do ser humano com ela pode-se pensar em desenvolvimento e crescimento da qualidade de vida da sociedade. Não há como pensar em educação, trabalho, lazer sem a saúde.

A saúde é amplamente reconhecida como o maior e o melhor recurso para o desenvolvimento social, econômico e pessoal, assim como uma das mais importantes dimensões da qualidade de vida. A saúde contribui para melhorar a qualidade de vida e esta é fundamental para que um individuo ou comunidade tenha saúde.

A Carta de Ottawa - um dos documentos mais importante produzido no cenário mundial sobre o tema da saúde e qualidade de vida- afirma que paz, renda, habitação, educação, alimentação adequada, ambiente saudável, recursos sustentáveis, equidade e justiça social são fatores e recursos indispensáveis para se ter saúde. Saúde é o resultado de um conjunto de fatores sociais, econômicos, políticos e culturais, coletivos e individuais, que se combinam de forma particular em cada sociedade e em conjunturas específicas; daí resultando sociedades mais e/ou menos saudáveis.

O corpo humano funciona como uma esponja que suga o que vai no espírito.O corpo físico expressa o que vai nos nossos pensamentos, atitudes, no nosso interior e coração.

Nós que acontecemos para as coisas que nos acontecem. Atraímos as pessoas, situações e doenças que estão na nossa sintonia. Cada um vive no campo de sua sementeira.

A influência dos nossos pensamentos é de grande significação para a nossa saúde. As doenças físicas são resultado de um comportamento desequilibrado da mente.

Todo mal por nós praticado expressa de algum modo, lesão em nossa consciência e toda lesão determina distúrbio ou mutilação no organismo que exterioriza o modo de ser.

A doença não é uma punição, é sim um recurso de aprendizado. Certos acontecimentos e doenças são permitidas para estimular o espírito a cumprir com a sua jornada evolutiva.

A cura é a restauração biológica que reorienta o espírito, é como perder o caminho, a direção e depois retornar para a rota.Dentro de cada um está a sua cura para todos os males. Não existe mudança nos efeitos se não mudarmos as causas.

Nós somos o único obstáculo a ser vencido na busca por nossa realização.Devemos procurar cessar as causas para curarmos os efeitos.Quando as doenças estão no corpo físico devemos procurar combatê-la e mudarmos a nossa mentalidade.

Ao aceitarmos aquilo que somos , a nossa mente fica relaxada e serena.A busca pelo equilíbrio faz com que cuidemos de todas as áreas de nossa vida com atenção e cuidado proporcionando assim uma vida plena e saudável.

Quando estamos em equilíbrio estamos com saúde e aptos para a evolução.

Vamos caminhando buscando o nosso equilíbrio, cultivando pensamentos elevados e positivos e praticando o bem com muitas energias positivas.

“ Evoluir é saber escolher.” (Dr. Sérgio Felipe de Oliveira)

=====

Saiba mais sobre Espiritismo em www.letraespirita.com.br


791 visualizações
Postagens Recentes
Postagens Populares
Siga-nos
  • Logo para Site
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram Social Icon
Procure por  palavras chaves
bottom of page