top of page
Tópicos

O Surgimento da Doutrina dos Espíritos



O país era a França, no século XIX. O pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail começou a observas alguns fenômenos até então desconhecidos, ou pouco desbravados. Logo, ele chamou esses tais fenômenos de mesas girantes porque o que ele via era isso: mesas que giravam livres ao ar, sem nenhuma explicação. Ele entrava nos salões grandes e ficava alí observando tudo. Em pouco tempo, esses encontros viraram notícia em Paris. E Hippolyte descrevia que as mesas giravam de acordo com perguntas feitas com batidas no chão.

O pedagogo era fluente em diversos idiomas e autor de livros didáticos. Apesar de entusiasta, ele era descrito por seus amigos como alguém criterioso e rigoroso nos seus estudos. Por isso, ele não teve crença logo de cara naquilo que via. Preferiu analisar várias e várias vezes com olhar científico e investigar de onde vinha essa força estranha. Após algum tempo de observações e estudo, disse que esses fenômenos tinham origem em “Espíritos de Homens” que haviam morrido. Passou a se aproximar e participar das perguntas. Fez centenas de perguntas, analisou todas as respostas e começou a codificá-las, seguindo a orientação da razão. Aos poucos, foi nascendo o que hoje conhecemos como “O Livro dos Espíritos”. E Hippolyte virou Allan Kardec.

Durante este período, Kardec também tomou conhecimento do fenômeno da escrita mediúnica (psicografia), e assim passou a se comunicar com os espíritos. Um desses espíritos, conhecido como um "espírito familiar", pasou a orientar os seus trabalhos. Mais tarde, este espírito lhe informou que já o conhecia do tempo das Gálias, com o nome de Allan Kardec. Por isso, Rivail decidiu a adotar este pseudônimo, sob o qual publicou as obras que sintetizam a Doutrina Espírita.

O espiritismo ganhou adeptos em todo o mundo tendo atualmente cerca de 20 milhões de seguidores em países como Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Bélgica, Estados Unidos, Japão, Alemanha, Argentina, Canadá. Mas principalmente, em Cuba, Jamaica e BRASIL onde concentra-se a maioria dos espíritas.

Por que o espiritismo dissipou-se tanto no Brasil? Estima-se que há cerca de 4 milhões de espíritas no país. O terreno sempre foi fértil para a doutrina que teve seu marco inicial em Salvador na noite de 17/09/1865 quando foi fundado o primeiro centro espírita brasileiro seguindo a filosofia de Kardec. Anjo de Deus foi o primeiro espírito desencarnado a escrever os primeiros rabiscos através de médiuns. Brasil é a pátria do evangelho!

A Doutrina codificada por Kardec tem caráter científico, religioso e filosófico. Fala de reencarnação, leis divinas, segue as orientações de Cristo, explica muitas coisas que ocorrem nas nossas vidas, causa e efeito, e de caridade como disse Kardec uma vez eternizando a frase: Fora da caridade não há salvação.

=====

A seleção do mês para sócios do Clube está imperdível! Confira as novidades em www.letraespirita.com.br


449 visualizações
Postagens Recentes
Postagens Populares
Siga-nos
  • Logo para Site
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
  • Instagram Social Icon
Procure por  palavras chaves
bottom of page